Coimbra  17 de Janeiro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares: Noite de fado com o mais famoso construtor de guitarras

11 de Janeiro 2019

“A madeira que se fez guitarra” é a iniciativa do ciclo ‘À Volta do Fado’ que se realiza amanhã (sábado), pelas 21h30, no Centro Cultural de Poiares, com entrada gratuita.

Este é um espectáculo de fado e canção de Coimbra onde vão ser apresentadas em palco as fases de fabrico da guitarra pelo construtor de instrumentos musicais Fernando Meireles.

Fernando Meireles, que constrói guitarras e outros instrumentos tradicionais desde 1984, dedica-se à sua arte num ateliê em Coimbra. O seu cuidado e preciosismo na confecção de instrumentos fazem dele o mais famoso construtor de guitarras portuguesas e o único que recriou um instrumento medieval, a sanfona. Júlio Pereira, Pedro Caldeira Cabral ou Amadeu Magalhães são alguns dos músicos que recorrem frequentemente à arte de Fernando Meireles.

O espectáculo conta com a participação de Bruno Costa, na guitarra portuguesa, Fernando Meireles Júnior, ao violino, e Nuno Botelho, na guitarra clássica.

“À Volta do Fado” é uma das propostas artísticas do projecto ‘Coimbra Região de Cultura’ que, até Abril de 2019, vai percorrer 19 municípios com uma programação que cruza o fado e a canção de Coimbra com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional, como a pintura, poesia, cinema, gastronomia, dança, entre outras.

Pretendendo homenagear o legado do fado e da canção de Coimbra como património imaterial único, e fortalecer a sua conexão com os territórios, o ciclo ‘À Volta do Fado’ abrange ainda eventos como “Fado Menino” (Mortágua, 19 de Janeiro), “Adega da Canção” (16 de Fevereiro, Mealhada), “Guitarra Chillou”’ (Pampilhosa da Serra) ou “A Guitarra no Circo”(Lousã).

“Coimbra Região de Cultura” é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com