Coimbra  13 de Dezembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares: Misericórdia honra a padroeira durante as Festas do Concelho

11 de Agosto 2017

Aquela que já foi uma das maiores romarias do distrito de Coimbra volta a realizar-se, este fim-de-semana e até segunda-feira (14), em Vila Nova de Poiares. As Festas do Concelho em honra de Nossa Senhora das Necessidades voltam a animar a vila e a servir de ponto de encontro para os poiarenses habitantes e visitantes.

“Muitos tiram férias nesta altura do ano para virem à festa, é já uma tradição que não poderemos deixar morrer”, explica Manuel Lobo Santos, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Poiares, entidade que organiza das Festas. Até porque, quando surgiu, a celebração servia para angariar fundos para o Hospital de Beneficiência Poiarense (hoje uma Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia), pelo que a instituição “tem uma obrigação estatuária de manter viva a romaria”.

O evento, que conta com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, tem hoje um cariz mais tradicional do que solidário e, apesar da angariação de fundos decorrer, nomeadamente através da quermesse (que terá grandes prémios), as receitas não cobrem as despesas. “Hoje é a Irmandande de Nossa Senhora das Necessidades que financia a festa e não o contrário”, lamenta o provedor.

Com entradas livres, os motivos de atracção ao recinto junto à capela de Nossa Senhora das Necessidades (em frente ao antigo hospital) são muitos e variados.

A começar pela vertente religiosa, que terá o seu ponto alto no domingo (13), com a missa solene e homilia na capela da padroeira, pelas 17h00, seguida da procissão pelas ruas da localidade. Também na segunda-feira (14), haverá uma missa na capela de Nossa Senhora das Necessidades, pelas 19h00.

Mas, à vertente religiosa alia-se a profana e a animação será constante nos três dias de festa. Já amanhã (12), a música far-se-á ouvir a partir das 10h00 no recinto onde vai decorrer a romaria. Às 21h00 realiza-se a missa vespertina e, às 22h30, actua a banda Miranka. Neste dia, o momento mais esperado será o concerto dos Irmãos Verdades, pelas 23h30, que prometem aquecer todos os poiarenses.

No domingo (13), a Filarmónica Fraternidade Poiarense dá início às festividades, a partir das 10h00, seguindo-se a missa na igreja matriz de Vila Nova de Poiares, às 11h00. Da parte da tarde, já depois das celebrações religiosas e da procissão, actua um dos artistas mais conhecidos da região: Ruizinho de Penacova, pelas 22h00. A terminar, o cantor popular Leandro encerra este segundo dia, a partir das 23h30.

Aproveitando que o feriado de 15 de Agosto este ano se comemora a uma terça-feira, a festa continua na segunda-feira à noite, com a música do grupo AF, às 22h00, e de Carlos Alberto Moniz, às 23h30.

Segundo o provedor da Santa Casa, “este é um bom cartaz e para todos os gostos”, pelo que esperam “uma festa em grande”, até porque esta é uma forma de “reunir os poiarenses de cá, mas também os que estão fora e que só vêm nesta altura”, sublinha Manuel Santos. E adianta: “A romaria continua a ser uma forma de toda a gente se encontrar, de conviver e matar saudades”.

As Festas do Concelho têm outros motivos de atracção, como sejam as tasquinhas de petiscos, dinamizadas por estabelecimentos comerciais e instituições da vila; bares; as roulottes de pão com chouriço e farturas; os carrocéis; uma pista de automóveis, além de duas exposições: uma de carros, organizada pela Poyares Rotações, e outra de motos, do Grupo Motard.