Coimbra  20 de Novembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares celebra 120.º aniversário da restauração do concelho

12 de Janeiro 2018

Vila Nova de Poiares entra em festa no novo ano, com a celebração do seu feriado municipal, amanhã (13), uma data que marca os 120 anos da restauração do concelho.

Como habitualmente, este será um dia celebrado por todo o concelho e com iniciativas abertas a toda a população.

O programa das comemorações tem início pelas 11h00, com a recepção aos convidados e entidades, pela Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Poiares e com a Filarmónica Fraternidade Poiarense.

A sessão solene, que irá decorrer no auditório do Centro Cultural de Poiares (CCP), está marcada para as 11h15 e será presidida pelo ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. Durante esse momento realiza-se a assinatura de protocolos de apoio às instituições, a atribuição de medalhas de mérito municipal (grau ouro) e a atribuição da medalha de honra do Município. Pelas 12h45, será inaugurado o “Espaço de Apoio ao Visitante”, um projecto de reabilitação da frente ribeirinha do concelho, com um valor total de 212 000 euros e que contempla um parque de autocaravanas. Aquando do anúncio deste investimento, que está integrado num conjunto de outras intervenções no centro histórico da Vila, João Miguel Henriques, presidente da autarquia, afirmou que este era “um plano fundamental para a recuperação e reabilitação do centro de Poiares, dotando-o de condições modernas e funcionais”.

O “Espaço de Apoio ao Visitante” pretende, assim, dar “apoio a um tipo de turismo que é actualmente muito procurado e que possibilitará encontrar aqui um importante apoio e zona de descanso, permitindo também desfrutar das inúmeras potencialidades turísticas de Poiares”, adiantou o édil.

Também no CCP, a partir de amanhã (12), e até 22 de Janeiro, está patente a exposição de pintura “memórias de um povo”.

Pelas 13h00, decorre a inauguração do espaço de lazer “Louredo Natura Parque”, situado na zona ribeirinha da localidade de Louredo, na freguesia de Arrifana. O projecto foi aprovado como tendo interesse público, na reunião ordinária da Câmara Municipal, a 04 de Agosto de 2017, com um investimento previsto de 120 588 euros, comparticipado em 50 por cento pelo PDR 2020.

Segundo a autarquia, este espaço merecia ser requalificado pelas suas “características paisagísticas e ambientais únicas”, que reivindicavam “a preservação, conservação e valorização dos seus elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais (…) tornando-o numa zona de lazer, de convívio e de fruição pública”, além de contribuir para o desenvolvimento local.

As celebrações deste 120 anos terminam, pelas 18h00, com a peça de teatro “Bella”, também no auditório do CCP, pela Companhia de Teatro Experimental de Poiares.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com