Coimbra  18 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Piscina do Ginásio Figueirense reabriu após remodelação

8 de Outubro 2018

Ao fim de 21 meses de obras reabriu, no fim-de-semana, a piscina do Ginásio Clube Figueirense, equipamento erguido há 46 anos, na Figueira da Foz.

O presidente da Assembleia Geral, Joaquim de Sousa, salientou que as obras de requalificação da piscina “foram integralmente suportadas pelo clube”, explicando que “na realidade este equipamento não recebe, desde 2010, qualquer apoio da autarquia”.

“Um embargo das obras, cujo enquadramento apenas não comentamos por ser dia de festa, veio atrasar ainda mais a reabertura”, explicou Joaquim de Sousa. “Ainda assim, no meio de muitas dificuldades e incompreensões, deixo uma referência de agradecimento à vereadora Ana Carvalho, que sempre dialogou com os responsáveis do clube e procurou facilitar a sua missão”, acrescentou.

Recorde-se que o Ginásio Clube Figueirense, para obter financiamento para esta intervenção, alienou uma parcela de terreno anexa à piscina.

Joaquim de Sousa reforçou, ainda, a intenção do clube em erguer uma nova piscina em terreno cedido pela autarquia, no mandato de Duarte Silva, “o qual continua reservado para essa finalidade”. Contudo, “após muitas promessas não cumpridas, vimo-nos obrigados a optar por uma solução de médio prazo possível, ou seja, a ampliação e remodelação da estrutura existente”, declarou

Joaquim de Sousa agradeceu os diversos contributos para que esta obra fosse uma realidade, salientando o papel desempenhado por António José Rolo, vice-presidente da

Direcção, “que dirigiu e coordenou os trabalhos com uma dedicação e competência inexcedíveis, sendo incontestavelmente o grande obreiro desta remodelação”.

Entre inúmeros ginasistas – de várias gerações -, destacou-se a presença “da maior atleta de sempre da natação ginasista”, a campeã Isabel Barrué.

A piscina sofreu obras profundas de remodelação orçadas em quase 400 000 euros, com modernização dos equipamentos e de todo o espaço, nomeadamente a cuba, telhado e balneários, entre outros.