Coimbra  25 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Penela Presépio Inclusivo” cativou mais de 200 cidadãos deficientes

5 de Janeiro 2018

O Penela Presépio, que termina na próximo domingo (07) e que já atingiu um recorde de visitantes, teve, ontem (04), uma programação especial dedicada aos cidadãos com incapacidade ou deficientes.

A autarquia penelense e a Cercipenela juntaram-se para promover a iniciativa “Penela Presépio Inclusivo”, que juntou mais de duas centenas de pessoas de várias instituições do concelho e não só.

“Foi um dia especialmente dedicado às mulheres e aos homens que todos os dias têm a resiliência de vencer barreiras e obstáculos que a generalidade das pessoas nem sonha existirem – os cidadãos com incapacidade ou deficiência”, explica o Município, adiantando que “os presépios são espaços carregados de magia e simbolismo que nos transportam para lugares do nosso imaginário, onde transparece o que de bom e solidário existe em cada um de nós”.

A magia do Natal, o sonho e a solidariedade desta época natalícia andam de mãos dada no castelo de Penela e na tenda de mais de 600 metros quadrados, que alberga cerca de 200 figuras animadas.

A participar na iniciativa estiveram utentes da Cercipenela; Cercipom; Cercicaper; ARCIL; Fundação ADFP; APPACDM de Soure e Condeixa-a-Nova; Centro de Actividades Ocupacionais das Santas Casas da Misericórdia de Alvorge e de Figueir dos Vinhos; Associação Quinta das Pontes; Associação Cavalo Azul e da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, de Condeixa.

Além da tradicional visita ao espaço do presépio animado, os visitantes especiais puderam, ainda, assistir à apresentação da peça de teatro “A Divina Criança”, interpretada pelo grupo de teatro da Cercipenela “Obras Feitas”.