Coimbra  23 de Julho de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova celebra feriado com Amor Electro e Emanuel

10 de Julho 2018

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal (ao centro), com os vereadores Sandra Silva e João Azadinho

 

As Festas do Município de Penacova, que integram o feriado municipal, vão decorrer de sexta (13) a terça-feira (17), atraindo público com um cartaz musical onde cabem talentos concelhios e nacionais, como Amor Electro, Emanuel, Os Red e Ruizinho de Penacova.

Estas festividades anuais são um dos pretextos para atrair cada vez mais pessoas a Penacova, uma aposta que a Câmara Municipal tem vindo a reforçar e que se traduz numa maior dinâmica de eventos a decorrerem no concelho.

Este ano, o Parque Verde de António Marques vai receber aquele que é o maior certame da vila, com 52 expositores (29 empresas e instituições e 23 tasquinhas) e um palco onde actuarão talentos locais e nacionais. A par dos nomes já referidos, no Parque Verde vão, também, actuar Mickael & Steven; DJ Ice; Big Band + Vox Et Communio; DJ Nuka; Rmusic; Oscar.DJ e o Grupo Original.

O recinto terá o mesmo modelo do passado, que foi estreado o ano passado, e que segundo o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, “foi uma aposta ganha”, embora admita que “o espaço tem algumas limitações”, havendo intenção, no futuro, de “poder prolongá-lo pela encosta”.

As entradas para o recinto das festas, que o autarca considera “simbólicas”, custam entre três e cinco euros (apenas no sábado), sendo que na segunda-feira (16) a entrada é livre. À semelhança de anos anteriores, a autarquia providenciou um bilhete para famílias, que dependendo do agregado pode custar entre 20 e 35 euros para os quatro dias de festa.

Uma vez mais, 10 por cento da receita conseguida em bilheteira será doada à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova.

O investimento da autarquia nestas festas situa-se nos 80 000 euros, referindo Humberto Oliveira que, em 2017, passaram pelo recinto cerca de 12 a 13 000 pessoas, gerando uma receita de perto de 30 000 euros (dos quais 10 por cento reverteram para os Bombeiros).

Feriado vai relembrar Raúl Lino e António José de Almeida

O feriado municipal de Penacova, que se assinala na próxima terça-feira (17), será de homenagem a quem, no passado, deu visibilidade à vila. É o caso do arquitecto Raúl Lino e do sexto Presidente da República António José de Almeida, que estarão em destaque durante as celebrações oficiais do feriado.

A cerimónia solene está marcada para as 10h00, com o hastear da bandeira, seguida da deposição de coroa de flores no busto de António José de Almeida, grande personalidade penacovense.

Segue-se a sessão solene nos Paços do Concelho com a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários de Penacova, bem como homenagens aos funcionários municipais que completam 25 anos de serviço ou que se aposentaram.

Pelas 16h00 tem início a comemoração oficial do centenário da Pérgola Raúl Lino, com uma recriação histórica e descerramento de placa comemorativa. Este centenário estará em evidência durante todo o mês de Julho, com diversas iniciativas a decorrerem na Pérgola Raúl Lino, desde tertúlias, ensaios de grupos musicais, teatro, entre outras actividades.

Humberto Oliveira sublinha que estes momentos servem para “celebrar a comunidade”, mas realça que é importante “estreitar os laços com outros países com os quais o Município tem acordos formais”. O autarca fala das cidades geminadas com Penacova: Point Saint Esprit, em França, que pela primeira vez desde 2010 estará representada, e Cistierna, em Espanha, que volta a visitar a vila por esta altura.

“Faz parte dos nossos objectivos que Penacova seja uma terra de acolhimento e queremos dar a conhecê-la nesses países, criando dinâmicas para o futuro”, explicou Humberto Oliveira, adiantando que o executivo “pretende encontrar plataformas para continuar a desenvolver essas parcerias e assim potenciar Penacova”.