Coimbra  21 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova: Bombeiros abastecem localidades afectadas pelos incêndios

2 de Janeiro 2018

O Município de Penacova recorreu aos bombeiros para normalizar o abastecimento de água nos reservatórios de Vale do Tronco e Vale Maior, que deixaram de poder captar no rio Alva devido a enxurradas, foi hoje anunciado.

“Na sequência da chuva que caiu na região, nos últimos dias, as enxurradas causadas pela instabilidade climatérica turvaram o caudal do rio Alva, afectando a qualidade da água para consumo humano em algumas das localidades da União de Freguesias de Friúmes e Paradela abastecidas por aqueles reservatórios”, explica a Câmara Municipal.

O abastecimento aos depósitos de Vale do Tronco e Vale Maior encontra-se a ser realizado por camiões cisterna dos Bombeiros Voluntários de Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo.

A autarquia de Penacova garante, desta forma, “que a água que abastece as populações é efectivamente própria para o consumo humano”.

Apelando à melhor compreensão das populações afectadas, o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, alertou a população para que “compreenda a importância da poupança de água, neste momento em particular”, destacando que o abastecimento da rede pública deverá ter, como primeira prioridade, o consumo humano.

A União de Freguesias de Friúmes e Paradela, onde situam os dois reservatórios, foi bastante afectada pelos incêndios de 15 e 16 de Outubro de 2107, que destruíram uma vasta área florestal e provocaram mais de quatro dezenas de mortes na região Centro.