Coimbra  15 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Parlamento recomenda continuidade das obras do mosteiro de Semide

31 de Julho 2018

A Assembleia da República recomendou ao Governo que dê continuidade às obras de restauro do mosteiro de Santa Maria de Semide, no concelho de Miranda do Corvo, de acordo com uma resolução publicada, hoje, em Diário da República.

A resolução n.º 219/2018, aprovada em 22 de Junho, recomenda ao Governo que “promova as diligências necessárias para dar continuidade as obras de restauro do mosteiro de Santa Maria de Semide, dando cumprimento ao projecto existente”.

“Acolho com muito agrado a recomendação, que o Município subscreve integralmente”, disse Miguel Baptista, autarca de Miranda do Corvo, à Agência Lusa.

Segundo o edil, existem boas expectativas de as obras virem a ser incluídas numa reprogramação de fundos comunitários, com comparticipação do Município mirandense.

A recuperação do mosteiro de Semide, que remonta ao século XII, foi alvo de um protocolo, em 1999, entre o IEFP e a Direcção-Geral dos Monumentos Nacionais.

O acordo previa três fases de intervenção, mas até ao momento apenas foram concluídas duas, em 2004 e em 2016, com as obras de recuperação do claustro quinhentista, que representou um investimento de 400 000 euros.

O imóvel acolhe um pólo de formação do Cearte e um lar residencial da Cáritas Diocesana de Coimbra, na propriedade gerida pelo Estado, e a igreja, pertencente à paróquia de Semide.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com