Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Obra de António Sérgio revisitada em Coimbra

8 de Fevereiro 2019

Uma revisitação da obra de António Sérgio, doutrinador do cooperativismo, falecido há 50 anos, vai ser proporcionada, em Coimbra, a 28 de Fevereiro, pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade.

A obra de um dos mais destacados inspiradores da economia social é o ponto de partida para um colóquio, a realizar na Casa da Escrita.

“O pensamento e o legado de António Sérgio na cultura portuguesa” é o tema da primeira conferência, a cargo de um catedrático jubilado da Universidade conimbricense, Fernando Catroga, cabendo a Rui Namorado, professor universitário também jubilado, proferir a conferência de encerramento.

Na sessão de abertura são intervenientes o líder do Município de Coimbra, Manuel Machado, e o presidente da Cooperativa de António Sérgio para a Economia Social, Eduardo Graça.

João Príncipe irá falar sobre “A crítica sergiana ao capitalismo”; José de Castro Caldas e João Rodrigues abordarão o tema “Democracia económica e pensamento económico heterodoxo na História da Economia Política”, mediante moderação de António Rafael Amaro.

“Direito cooperativo e Direito da Economia Social, uma construção democrática” é tema a cargo de Elisabete Ramos e Deolinda Meira, cabendo a Pedro Hespanha dissertar sobre “Economia social e economia solidária, duas vias convergentes para a democratização da economia”.

Norberto Cunha, presidente da comissão organizadora das jornadas evocativas do cinquentenário da morte de António Sérgio, fará o balanço do evento, subordinado ao tema genérico “Economia e sociedade”.

Além de membro da comissão organizadora, formada pelo CES, Faculdade de Economia de Coimbra e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), Álvaro Garrido encabeça a comissão científica.