Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Música regressa ao anfiteatro do jardim da Quinta de S. Jerónimo

29 de Maio 2018

Luís Pais, Cristina Agreira e Francisco Andrade, tesoureiro, secretária e presidente da Junta dos Olivais, com Margarida Mendes Silva, do Clube Residencial Cidade Jardim

 

A quinta edição da iniciativa “Há Música no Jardim” está de regresso no mês de Junho, com concertos de vários estilos de música, todos os sábados, no anfiteatro ao ar livre da Quinta de S. Jerónimo.

Organizado pelo Clube Residencial Cidade Jardim e pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, o evento promete não desapontar quem já o conhece e surpreender quem nunca assistiu aos concertos integrados neste ciclo.

“A ideia é ouvir boa música, mas de uma forma informal e descontraída”, explicou Margarida Mendes Silva, responsável pelo Clube. Além disso, o evento pretende, ainda, “proporcionar à comunidade a fruição deste espaço público, promovendo a sua proximidade aos cidadãos, quer através da música, da cultura, indo ao encontro de diferentes públicos”, sublinhou.

Pelo “palco” do anfiteatro vão passar nomes mais e menos conhecidos, até porque a iniciativa visa também “apostar em valores artísticos de Coimbra, e não só, conjugando jovens músicos (nomeadamente do Conservatório), com músicos e projectos já consagrados que merecem visibilidade”, salientou Margarida Mendes Silva.

Um das novidades reservada para esta edição é a introdução de um novo estilo musical, o Fado de Coimbra, interpretado com uma visão mais contemporânea. Por este palco ao ar livre vão, também, passar a música clássica, o jazz, a música portuguesa e o canto tradicional.

Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, destacou “a importância que tem a realização deste evento num dos espaços mais lindos da freguesia”, uma iniciativa que “mereceu, de forma unânime, toda a disponibilidade da Junta”.

“Este é um evento muito específico, com outro nível e leque de pessoas, que complementam as restantes actividades da Junta de Freguesia”, afirmou o autarca, adiantando que “este espaço deveria ser visto de outra maneira porque é um local magnífico, que merece destaque”.

Durante os concertos da tarde (18h30), o restaurante Dux Bistrot vai comercializar bebidas e aperitivos para o público presente, que pode chegar perto das seis centenas (a capacidade do anfiteatro).

O Clube Residencial informou que, esta edição, teve um orçamento de 9 000 euros, suportados pelo próprio e em parte pela Junta de Freguesia, além de apoios de outras empresas privadas.

Nos próximos cinco sábados, passará pelo jardim da Quinta de S. Jerónimo:

  • 02 de Junho – 18h30 – Música Clássica
    • Orquestra de Sopros do Conservatório do Música de Coimbra – Pedro Pacheco (solista convidado)
  • 09 de Junho – 21h30 – Música Portuguesa
    • Três Bairros
  • 16 de Junho – 18h30 – Canto Tradicional
    • Segue-me à Capela
  • 23 de Junho – 18h30 – Jazz
    • Big Band do Município da Nazaré
  • 30 de Junho – 21h30 – Fado de Coimbra
    • Amanhecer