Coimbra  21 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mobilidade: Novas linhas de financiamento para transporte

16 de Abril 2019

Autarquias e autoridades de transportes dispõem, a partir de hoje, de três novas linhas de financiamento para melhoria da mobilidade flexível e modernização tecnológica, anunciou o Governo.

O montante disponibilizado é superior a um milhão de euros.

As três linhas de financiamento são provenientes do Fundo para o Serviço Público de Transportes e destinam-se a comunidades intermunicipais, municípios e operadores de transporte colectivo.

Em declarações à Agência Lusa, o secretário de Estado José Mendes explicou tratar-se de linhas de financiamento que “permitem apoiar o processo de capacitação das autoridades de transporte, projectos para a implementação de transporte flexível em zonas de baixa densidade, bem como a aquisição de sistemas e aplicações electrónicas de informação e serviço ao público”.

Para apoio à implementação de transporte flexível serão disponibilizados 500 000 euros, destinados ao desenvolvimento de aplicações ou plataformas electrónicas, para gestão de pedidos.

Quanto à capacitação das autoridades de transporte, o apoio previsto é de 300 000 euros, para contratualização de serviço, que abrange assessoria técnica, ações de formação e implementação de sistemas.

As candidaturas podem abranger, ainda, a realização de projectos e estudos sobre procura, gestão de percursos, capacidade de oferta e modelo de financiamento do serviço destinado a zonas dispersas e de baixa densidade populacional.

Este pacote de apoio contempla também uma linha de financiamento de 350 000 euros, destinada a municípios com operadores internos e operadores de serviço de transporte colectivo de passageiros.