Coimbra  16 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo: Lamas atrai com tapete de flores de um quilómetro

13 de Abril 2018

A freguesia de Lamas, em Miranda do Corvo, volta, este fim-de-semana, a colorir as suas ruas com o famoso tapete de flores naturais que, este ano, chegará a um quilómetro, em honra da Senhora do Pranto.

A iniciativa está integrada nas Festas da Senhora do Pranto, que têm início hoje, com os pontos altos a acontecerem nos próximos dois domingos (15 e 22 de Abril).

A preparação começou já na passada semana, com os voluntários a cortar e a apanhar flores, para dar corpo a uma romaria secular. “O tapete é composto, na grande maioria, por flores do campo, mas devido à sua extensão, conta com flores oferecidas por armazenistas da região”, disse fonte da organização.

Raul Marques, presidente da Junta de Freguesia, explica que esta “é a festa do povo e para o povo”, adiantando que é, também, “a mais importante da freguesia”.

Embora a tradição de se fazer o tapete de flores seja recente, tem pouco mais do que cinco ou seis anos, a verdade é que começou por ser apenas uma iniciativa dos habitantes, que inicialmente não teria mais de 200 metros de comprimento. O sucesso foi tal que, hoje, o tapete tem mais de um quilómetro.

“A ideia é ir aumentando para receber bem a Senhora do Pranto e, este ano, até temos como novidade o facto da imagem peregrina ficar exposta em Lamas durante uma semana”, afirma Raul Marques.

Os habitantes reúnem-se para a apanha, o corte e a montagem do tapete, contando com o apoio logístico e os moldes cedidos pela Junta de Freguesia.

“Esta é uma festa com bastante tradição, que é para manter e apoiar, juntando muita gente no domingo à tarde, a partir das 18h00, quando a imagem chega a Pousafoles, localidade também decorada a preceito para receber a Senhora do Pranto, seguindo depois para Lamas onde a espera o tapete de flores”, adiantou o autarca.

O dia de hoje começou cedo, pelas 06h00, com a saída da bandeira da Senhora do Pranto de Lamas, em direcção a Dornes (Ferreira do Zêzere), acompanhada pelos peregrinos, que fazem o trajecto a pé ou de bicicleta. Pelas 20h00, prevê-se que a imagem peregrina da Senhora do Pranto chegue à igreja de Lamas, onde ficará exposta até 22 de Abril.

No próximo domingo (15), pelas 08h00, começa-se a compor o tapete de flores, com a ajuda de voluntários, seguindo-se um almoço convívio oferecido pela Comissão de Festas a todos os que colaboraram na realização do tapete. Simultaneamente decorre a peregrinação de regresso, estando prevista a chegada da bandeira à localidade de Pousafoles (Miranda do Corvo), pelas 18h00, seguida da procissão até à igreja de Lamas, um percurso que será acompanhado pela Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense. A missa, na igreja matriz de Lamas, terá início às 19h00.

O último dia das festas, domingo (22), começa com a habitual missa na igreja matriz de Lamas, às 09h00, e terminará com a chegada da imagem peregrina da Senhora do Pranto a Dornes.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e da Junta de Freguesia de Lamas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com