Coimbra  22 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Metrobus: Governo e CMC questionados pelo CDS/PP

19 de Janeiro 2018

Os deputados Hélder Amaral e Ana Rita Bessa (CDS/PP) questionaram, hoje, o Governo e a Câmara de Coimbra sobre a situação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

Os parlamentares recordaram que, em Junho [de 2017], o ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, apresentou um novo projecto de mobilidade para o segmento Lousã – Coimbra e afirmou que o SMM, “com autocarros elétricos [Metrobus], em vez de transporte sobre carris”, estará a funcionar em 2021.

O Sistema de Mobilidade do Mondego deverá desfrutar da variante da Solum, concebida na expectativa de angariar mais passageiros.

A variante, que já fez parte do malogrado projecto de Metro de superfície, consiste numa incursão do itinerário do Metrobus pela área comercial e pela zona escolar adjacentes ao Estádio Cidade de Coimbra.

Segundo o ministro Pedro Marques, mais de metade dos potenciais utentes do SMM com origem na Lousã e em Miranda do Corvo rumam a pontos de Coimbra que não eram cobertos pelo serviço ferroviário.