Coimbra  29 de Junho de 2017 | Director: Lino Vinhal

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Metro Mondego: Ministro diz que anuncia em Maio a solução

19 de Abril 2017

O ministro do Planeamento e Infra-estruturas disse, hoje, em Coimbra, que em Maio deverá apresentar a solução técnica proposta pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para o Ramal ferroviário da Lousã, no âmbito do projecto do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

“Estamos a analisar a solução técnica relativamente ao SMM, embora o LNEC se encontre  ainda a fazer algumas afinações no seu trabalho ao longo do mês de Abril”, disse Pedro Marques no final de uma reunião da Concertação Territorial, presidida pelo primeiro-ministro, que decorreu em Coimbra para analisar o Programa Nacional de Reformas.

Lançado em Coimbra, em 2006, pelo então ministro das Obras Públicas, Mário Lino, e pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, actual ministra do Mar, o SMM abrange o canal do Ramal da Lousã e uma futura ligação urbana entre a “Baixa” de Coimbra e a zona hospitalar de Celas.

O Ramal da Lousã, entre Serpins e Coimbra, com passagem pelo concelho de Miranda do Corvo, funcionava desde 1906 e foi encerrado, há sete anos, para obras que visavam a instalação de um figurino de Metro de superfície, o qual era suposto circular na ferrovia centenária e num novo circuito urbano, mas as obras pararam, pouco tempo depois, devido a escassez financeira.

Pedro Marques adiantou que, no próximo mês, espera “poder conversar com as autarquias e apresentar as soluções técnicas, mas também as suas fontes de financiamento, porque as coisas têm de andar a par”.

Salientando que o SMM continua a ser uma prioridade do Governo, o ministro do Planeamento e Infra-estruturas disse, no entanto, que se trata de “um projecto tecnicamente muito complexo”.

A entrega ao Governo deste segundo estudo do LNEC deveria ter ocorrido em finais de Janeiro, mas foi depois adiada duas vezes, para 28 de Fevereiro e 31 de Março, o que motivou uma tomada de posição do Município da Lousã.

Um primeiro estudo, que se revelou inconclusivo, tinha sido encomendado pelo Governo de Pedro Passos Coelho.

O ministro Pedro Marques não adiantou qual a solução de mobilidade proposta pelo LNEC para Coimbra e o canal intervencionado do Ramal da Lousã, no qual já foram investidos mais de 130 milhões de euros. “Estamos a trabalhar para obter soluções técnicas e fontes de financiamento”, sublinhou o governante, citado pela Agência Lusa.