Coimbra  21 de Julho de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mega Esplanada de Soure reúne gastronomia, folclore e artesanato

14 de Julho 2017

O Centro Urbano de Soure volta a animar-se com o habitual evento “Mega Esplanada”, que vai decorrer entre hoje e domingo (16), nesta que é já a sua sétima edição.

Organizada pela Associação Empresarial de Soure (AES), com apoio do Município, a iniciativa pretende juntar os sourenses e visitantes em convívios nestes dias de Verão, para além de ajudar a promover a gastronomia e o tecido empresarial do concelho.

Segundo Carlos Mendes, presidente da AES, o objectivo tem sido alcançado, uma vez que, ano após ano, regista-se um aumento de visitantes, de estabelecimentos aderentes e de acções integradas.

Presentes no certame vão estar 10 estabelecimentos de restauração, que vão servir aos visitantes as melhores iguarias da região.

E se a gastronomia é factor de destaque, outras vertentes não ficam atrás, como o folclore, o artesanato, um encontro de clássicos, a “Feira sem Regras”, a “Feira da Saúde e da Alimentação Saudável”, animação de rua e uma palestra e “Roteiro Templário”, sem esquecer, claro, a música e os bailes populares que animarão as noites no Centro Urbano.

A “Mega Esplanada” abre hoje, pelas 19h00, servindo jantares nas esplanadas do recinto a partir dessa hora. Mais tarde, pelas 20h30, realiza-se o XIV Encontro de Danças e Cantares da APPACDM de Soure.

Amanhã (15), as refeições no espaço começam logo ao almoço, seguindo-se a palestra “A Importância de Soure como Comenda Agrícola e Militar”, no Edifício Finisterra, dinamizada por José Medeiros e com entrada livre. Durante o resto da tarde realizam-se diversos ateliers gastronómicos, integrados Feira da Saúde. Depois dos jantares, realiza-se o XVIII Festival de Folclore da Santa Casa da Misericórdia de Soure, com a participação de quatro ranchos, um deles espanhol. A noite termina com um baile popular, a partir das 23h30, e animado pelo grupo FAC3S.

Para domingo (16), está prevista a realização da “Feira sem Regras”, a partir das 09h00, junto aos Paços do Concelho e com organização da Junta de Freguesia. Meia hora mais tarde, os amantes dos automóveis e motorizadas clássicas podem observar verdadeiras relíquias, que estarão concentradas junto à Câmara Municipal, seguindo depois para o espaço da “Mega Esplanada”, uma actividade que conta com a organização do Antigus Club de Soure. Para quem gosta de história e quer ficar a saber um pouco mais sobre o passado do concelho de Soure, pode inscrever-se para o “Roteiro Templário”. Também no domingo haverá espaço, durante a tarde, para a dinamização de outros ateliers gastronómicos e no final do dia, pelas 18h00, a música ficará a cargo do grupo de hip-hop da Santa Casa da Misericórdia de Soure, os “Yellow Black Dance”.

A Mostra de Artesanato decorre durante os três dias do evento, complementando a restante programação, pensada para voltar a atrair as atenções dos muitos visitantes esperados.

“De ano para ano este evento tem-se tornado um ponto de encontro entre amigos e conhecidos, pelo que esperamos que esta edição supere todas as outras anteriores”, sublinhou Carlos Mendes.