Coimbra  23 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Maiorca: FINDAGRIM mostra o melhor da freguesia durante cinco dias

8 de Agosto 2018

“Divulgar as potencialidades económicas e culturais da freguesia de Maiorca e da região” é o objectivo de um dos maiores certames da Figueira da Foz – a FINDAGRIM, que começa hoje e só termina no domingo (12).

A Feira Comercial, Industrial e Agrícola de Maiorca concentra na Feira Nova o melhor da freguesia, sem esquecer as presenças habituais da gastronomia, do artesanato e da animação musical. Este ano, como cabeças de cartaz, Maiorca vai receber Ana Malhoa, Quim Barreiros, Toy, Amor Electro e Os Red.

As tradições como os vários desfiles: de carroças alegóricas, dos potes enfeitados, das bicicletas antigas, dos trajes de época ou dos aventais tradicionais ajudam a fazer deste um evento único no concelho. Estas actividades, particularmente o defile de carroças alegóricas, mantêm o espírito de outros anos: “mostrar e valorizar animais que ajudam o homem no trabalho do campo nesta freguesia do concelho da Figueira da Foz”, revela a organização do certame.

Além do habitual espaço expositivo, com inúmeras empresas da Figueira da Foz e da região, os visitantes poderão apreciar o melhor da gastronomia local nas tasquinhas e bares do recinto, dinamizadas pelas colectividades da freguesia. A caldeirada de Enguias, o arroz de cabidela , a padela passada, entre outros pratos e sobremesas como as papas de moado e o famoso arroz doce com a matéria-prima produzida no Baixo Mondego são algumas das razões para se ir até à FINDAGRIM nestes dias.

O recinto, na Feira Nova de Maiorca, acolhe dois palcos: o principal e o cultural, e também uma tenda electrónica.

O programa de animação, vasto e variado, começa hoje, com uma noite dedicada à dança e, para fazer jus ao tema, subiu ao palco principal Ana Malhoa.

Amanhã (09), é a vez do folclore ter protagonismo, com a actuação de vários grupos, a partir das 21h00. Segue-se, depois, o concerto do também popular artista Quim Barreiros, às 23h00, e a Summer Night, a partir da 01h00.

Na sexta-feira (10), o destaque vai para o fado, com interpretações de fadistas da freguesia de Maiorca e também do concelho da Figueira da Foz, a partir das 21h00, às quais se segue o concerto de Toy, pelas 23h00. A noite continua com Dj’s com música funk, na tenda electrónica.

No sábado (11), o recinto abre às 18h00 e a animação começa às 21h00, com a noite das filarmónicas. Amor Electro (23h00) e Goodbye Night (01h00) são as propostas musicais para animar os visitantes da Feira.

No último dia, domingo (12), a FINDAGRIM abre às 12h00, estando previsto o início dos tradicionais desfiles para as 14h00. Haverá, ainda, música com gaiteiros, fanfarras e grupos de cantares; além da já habitual prova de arroz doce.

A noite será animada pela conhecida banda Os Red, que subirão ao palco pelas 21h00.