Coimbra  17 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã integra projecto que une cinco municípios pela cultura

5 de Janeiro 2018

O Projecto Cinco – “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos.” – une, pela primeira vez, os concelhos da Lousã, Idanha-a-Nova, Óbidos, Águeda e São Pedro do Sul numa programação cultural em rede, com o objectivo de projectar a identidade de cada território.

Os cinco concelhos, que apresentam o projecto, hoje, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, unem-se para a promoção de um programa plurianual de actividades artístico-culturais com base no intercâmbio, itinerância e trabalho em rede, levando a uma maior qualificação e projecção dos agentes e acções culturais dos territórios.

Águeda afirma-se com a “Cultura Criativa”, destacando-se pela forma inovadora como promove a cultura e dinamiza eventos diferenciadores e mobilizadores.

Idanha-a-Nova, que tem a classificação de “Cidade da Música” da UNESCO, representa um reconhecimento do património e dinamismo cultural do território ligado à produção musical.

Lousã surge com a “Cultura Pedagógica”, pela forma como investe na educação cultural de jovens e na formação de novos públicos, como também por uma política de “benchmarking” no que diz respeito à sustentabilidade da cultura em territórios de baixa densidade.

Óbidos representa a “Cultura Literária”, estando integrada na rede de cidades criativas da literatura da UNESCO, sendo uma referência para outros territórios no que diz respeito à promoção cultural de espaços históricos.

São Pedro do Sul afirma a “Cultura Feminina”, sendo dali originárias importantes mulheres do panorama cultural português, tais como Isabel Silvestre, destacando padrões culturais únicos de autoria feminina e pela valorização dos seus talentos.

Espectáculos, exposições, residências artísticas, experiências sensoriais e visitas guiadas são algumas das actividades que fazem parte do Projecto Cinco.