Coimbra  16 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã: Festival do cabrito será de 25 de Abril a 01 de Maio

16 de Abril 2018

A variedade de confecção e a qualidade dos produtos são dois aspectos realçados, hoje, na apresentação do Festival Gastronómico do Cabrito, que decorrerá na Lousã, de 25 de Abril a 01 de Maio.

São 10 os restaurantes aderentes a esta edição da iniciativa que, nas palavras do presidente da Câmara da Lousã, pretende “fazer as delícias de todos” e, através do apelo gastronómico, “potenciar a movimentação turística”.

“Tirando partido da riqueza gastronómica, da qualidade do serviço e da confecção do cabrito pretendemos dar sequência ao trabalho que temos vindo a fazer de promoção do nome da Lousã e de todas as suas potencialidades, em diferentes dimensões”, acrescentou Luís Antunes.

Falando na apresentação do Festival Gastronómico do Cabrito, que decorreu no restaurante Tilena, na aldeia de xisto do Talasnal, o autarca sublinhou que, através do apelo dos sabores, todas as pessoas possam visitar o concelho da Lousã e “desfrutar de uma experiência absolutamente inolvidável que tem o elemento patrimonial natural e edificado, assim como as diversas actividades da natureza, como os trilhos pedestres e de BTT”.

Neste festival gastronómico dedicado ao cabrito, este apresenta-se em vários pratos: assado, com batatas, castanhas, ou grelos, e arroz de miúdos; ensopado; grelhado à moda da serra; no alguidar; e até assado com molho de Licor Beirão em cama de esparregado.

Os 10 restaurantes aderentes são: Tilena (Aldeia de Xisto do Talasnal), Casa Velha (Lousã); Casa dos Frangos S. Paulo (Lousã); Tó dos Frangos (Lousã); O Gato (Lousã); Sabores da Aldeia (Aldeia de Xisto de Candal); Lounge Villa Lousana (Lousã); Borges (Lousã); O Burgo (Ermidas da N.ª S.ª da Piedade); A Viscondessa (Hotel Palácio da Lousã).

O Festival do Cabrito realiza-se após o evento gastronómico dedicado à chanfana, que se realizou em Fevereiro, e antes do Festival Sabores de Outono, que decorrerá em Outubro.