Coimbra  18 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Louriçal: Festas aliam música, gastronomia e tradições religiosas

9 de Agosto 2018

“Loucos”, de Matias Damásio, “Dia de Folga”, de Ana Moura, “Só eu sei”, de Virgul, ou “És só tu”, de David Carreira, são algumas das músicas que, entre 10 e 15 de Agosto, se poderão ouvir nas tradicionais festas do Louriçal, em Pombal.

O certame, que é já uma referência na região Centro pelo seu dinamismo e envolvência, é organizado pela Junta de Freguesia do Louriçal e pela Associação Critérios e Tradições e apresenta, este ano, um “cartaz de luxo”.

A festa é, também, de homenagem à padroeira – Nossa Senhora da Boa Morte – o que significa que a tradicional procissão das velas continua a ser um dos pontos altos do evento.

Outros dos atractivos passa pela boa gastronomia, proporcionada pelas tasquinhas presentes, sem esquecer o espaço dedicado às actividades económicas e expositores, bem como à diversão.

“Este é um grande projecto de união, projecção e desenvolvimento da freguesia do Louriçal”, explica, em comunicado, o presidente José Manuel Marques.

O objectivo, além da celebração da freguesia, da sua padroeira e das suas gentes, passa pela possibilidade de “oferecer a todos os que visitam o Louriçal, momentos inesquecíveis de alegria e confraternização”, adianta.

Este ano, uma das grandes novidades passa pelo regresso a um modelo das festas aplicado em 2016, no qual os visitantes apenas pagarão bilhete para assistir aos concertos, deixando o recinto das actividades económicas, diversões e gastronomia com entrada livre. O mesmo acontece para quem quiser participar nas tradições religiosas, assistir ao festival de folclore ou visitar a feira de velharias, na zona histórica da vila.

Programa variado para agradar a todos

As festas do Louriçal voltam a marcar a agenda do concelho de Pombal, com espectáculos de artistas bem conhecidos a nível nacional e DJs que prolongarão as noites até de ao nascer do sol.

A vertente religiosa também não está esquecida e terá o seu ponto alto com a procissão das velas em honra de Nossa Senhora da Boa Morte.

Assim, a edição de 2018 deste certame tem início amanhã (10), pelas 22h30, com uma noite dedicada aos anos 80, a cargo da Banda Índice, seguida da actuação do DJ Cazé (03h00).

A cerimónia oficial de abertura será no sábado (11), pelas 18h00, à qual se segue a inauguração do monumento de homenagem ao ‘Biscoito do Louriçal’, às 19h00. O grupo de cantares tradicionais ‘Toca Sem Dó’ mostra o que sabe fazer a partir das 21h00 e, pelas 23h00, sobe ao palco Virgul. A noite termina com a actuação do DJ NS (02h00).

No domingo (12), é o desporto que toma conta da manhã com o II Trail ‘Lama Solta’, pelas 09h15. A música regressa pelas 20h00 com o teclista Filipe Mineiro, seguido do concerto do angolano Matias Damásio (23h00). As batidas do DJ Lino F começam a fazer-se ouvir a partir das 02h00 e até de manhã.

A festa continua a animar a freguesia na segunda-feira (13), com os gaiteiros “Os Ramboia” (19h00) e o concerto da conceituada fadista Ana Moura, pelas 23h00, ao qual se segue a música dos DJs Eurico Lisboa e MC Fubu.

Para 14 de Agosto (terça-feira) está reservada a parte religiosa destas festas, com a missa no Convento do Louriçal, pelas 20h30, seguida da procissão das velas, que contará com a participação da Filarmónica Louriçalense e da Filarmónica da Guia. A música regressa pelas 23h30 com a animação do grupo Sons do Minho; depois actua Elsa Gomes (00h00) e mais tarde o DJ Nuno Fernandez.

O último dia, quarta-feira (15) – feriado nacional -, começa com a tradicional feira das velharias, a partir das 08h00. À tarde, pelas 15h00, realiza-se a missa no Convento, à qual se seguirá novamente a procissão. Outra das tradições é o festival de folclore, que vai já na 35.ª edição e terá lugar precisamente na quarta-feira (15), a partir das 17h00.

A noite será animada pelo jovem artista David Carreira e a edição de 2018 das festas prolongar-se-á até ao nascer do dia ao som do DJ Vito M.

Uma vez que os concertos têm entrada paga, os interessados poderão adquirir os bilhetes em duas modalidades: pulseira para os seis dias por 18 euros; ou o bilhete diário com o custo de seis euros.