Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lions de Coimbra e Montepio assinam acordo para facilitar microcrédito

30 de Dezembro 2017

Pedro Gomes, do Montepio Geral, e Mário Loureiro, presidente do Lions Clube de Coimbra

Fazendo jus ao lema “servir e intervir socialmente”, o Lions Clube de Coimbra (LCC) e o Montepio Geral assinaram, recentemente, um protocolo de cooperação, que prevê facilitar o acesso ao microcrédito a associados ou amigos do Clube, que necessitem de ajuda para melhorar a sua vida.
A iniciativa do Lions foi imediatamente aceite pelo Montepio, que tem um núcleo especializado neste tipo de serviços de microcrédito e empreendedorismo social.
“Esta é uma acção financeira com um impacto enorme, que poderá promover a saída da pobreza”, explicou Mário Loureiro, presidente do LCC, adiantando que o Clube tem neste processo o papel de “facilitador entre as partes”.
O objectivo é que associados, “protegidos” ou amigos do LCC possam aceder a este tipo de serviços financeiros de uma forma mais facilitada, sendo que o Clube serve, depois, como “selo de qualidade” perante o Montepio.
Neste protocolo estão incluídos dois tipos de serviços de microcrédito: para quem pretende fugir da pobreza extrema e para quem quer fortalecer e promover o seu empreendedorismo.
Os interessados, mediante a aprovação do Lions, são depois levados ao Montepio, por onde passam pelos habituais procedimentos para a concessão de microcrédito, contudo, com condições excepcionais de empréstimo.
Pedro Gomes, responsável pelo Núcleo de microcrédito e empreendedorismo social, revelou que, para o banco “é um orgulho poder celebrar este protocolo com uma instituição como o Lions”.

O Montepio é, segundo o responsável, o único banco que tem este núcleo em Portugal, que além do habitual serviço, ainda tem técnicos especializados para fazer o acompanhamento de todo o processo, “algo que os bancos habitualmente não fazem”.