Coimbra  18 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Laboratório em Coimbra vai desenvolver vacina contra o cancro

19 de Setembro 2018

A Universidade de Coimbra (UC) e a companhia farmacêutica Tecnimede inauguram, dia 25, pelas 15h00, o laboratório UpCells, na antiga Faculdade de Medicina, que servirá para o desenvolvimento de um projecto inovador de combate ao cancro.

O laboratório UpCells visa dotar a região Centro de infraestruturas que lhe permitam assumir a liderança nacional na área da terapia celular, servindo como palco ao “desenvolvimento de uma vacina de grau clínico direccionada para as células estaminais cancerígenas”.

A terapia celular, neste projecto visa uma futura aplicação no tratamento de tumores pancreáticos e das não pequenas células do pulmão.

Trata-se de um projecto inovador de investigação e desenvolvimento tecnológico em co-promoção, realizado em parceria entre a Tecnimede, companhia farmacêutica portuguesa de múltiplas valências em prol da saúde, e a Universidade de Coimbra.

Após a inauguração do UpCells terá lugar o debate “As novas fronteiras da Saúde: do saber à investigação”, onde será discutida a importância para a saúde pública da relação entre a indústria farmacêutica e as universidades.

“No momento em que a Organização Mundial de Saúde estima que nas próximas duas décadas o número de novos casos de doenças oncológicas aumente em cerca de 70 por cento, este projecto representa uma abordagem terapêutica inovadora com enorme potencial e valor acrescentado para os doentes oncológicos”, refere a Tecnimede.