Coimbra  13 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Freguesia dos Olivais tem 20 000 euros para o Orçamento Participativo

12 de Junho 2018

Cristina Agreira, Graça Oliveira, o presidente da Junta Francisco Andrade, Luís Pais e Carlos Guimarães apresentaram a iniciativa

 

“Dá vida à tua freguesia” é o mote do Orçamento Participativo 2018, na versão habitual e jovem, lançado pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, cuja recolha de propostas decorre até ao próximo dia 29 de Junho.

O executivo da freguesia manteve esta iniciativa, que é umas mais-valia para os Olivais, na medida em que “podem ajudar a tornar muito mais fácil o trabalho em prol da freguesia”, explicou o presidente da Junta Francisco Andrade, durante a apresentação do Orçamento.

O autarca quer ver serem submetidos muitos projectos, que “beneficiem a freguesia e ajudem a encontrar uma resposta mais positiva” a alguns dos problemas que existem e que, com esforço, a Junta tem tentado resolver.

Quanto ao investimento nesta iniciativa, a freguesia tem disponíveis 20 000 euros, 10 000 para o Orçamento Participativo (OP) e o mesmo para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

“As verbas são limitadas mas é o que temos”, afirmou Graça Oliveira, com o pelouro da Cultura, adiantando, ainda, que o objectivo é terem “muita gente a participar e a apresentar propostas que ajudem a fazer um trabalho melhor”.

“É importante que não sejam apenas as colectividades a colaborar, por isso, quisemos lançar um desafio mais abrangente para que haja uma participação activa dos cidadãos”, salientou a responsável.

Francisco Andrade salientou, ainda, o facto desta iniciativa ter sido bem aceite por todos os elementos que compõem a Junta de Freguesia, sendo que a ‘Comissão de Análise’ integra “um elemento de cada bancada partidária”.

Quer o OP como o OPJ pretendem “contribuir para uma maior aproximação das políticas públicas às reais necessidades dos fregueses”; “potenciar o exercício de uma cidadania participativa e responsável para reforçar a credibilidade das instituições e a qualidade da própria democracia”; bem como “incentivar a interacção entre eleitos e cidadãos na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida da freguesia”.

No caso do Orçamento Participativo, podem candidatar-se cidadãos eleitores da freguesia, quer em grupo como individualmente. Já no Jovem, é necessário que concorram cidadãos entre os 18 e os 30 anos, que estejam recenseados na freguesia ou estudantes em alguma instituição de ensino sediada nos Olivais.

As candidaturas estão abertas até 29 de Junho. Segue-se, depois, um período de análise técnica das propostas pela ‘Comissão de Análise’, de 02 a 09 de Julho. Entre 10 e 23 de Julho será tenmpo para reclamações e, para 24 e 25 de Julho está marcada a apresentação pública de propostas.

O período de votação, que decorrerá nas instalações da Junta de Freguesia e terão de ser presenciais, realiza-se entre 26 de Julho e 06 de Setembro. Neste caso, poderão votar no OP os eleitores de freguesia e no OPJ os recenseados entre os 18 e os 30 anos, ou que estejam a estudar em estabelecimentos de ensino nos Olivais.

Os resultados serão, depois, conhecidos a 11 de Setembro, com o presidente da Junta a admitir que poderá haver mais do que dois vencedores, em cada categoria, dependendo se estão ou não dentro do orçamento previsto.

No ano passado, o Orçamento Participativo contou com três propostas, tendo havido dois vencedores.

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida junto dos serviços da freguesia, no website ou através do número 239 790 900.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com