Coimbra  23 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

José de Faria Costa e Francisco Castro e Sousa condecorados pelo PR

7 de Dezembro 2017

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, distinguiu, terça-feira (05), 11 personalidades e uma entidade, entre as quais estavam o anterior provedor de Justiça, José de Faria Costa, e um professor jubilado da Faculdade de Medicina de Coimbra, Francisco Castro e Sousa.

A cerimónia de agraciamentos decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, onde, além dos dois conimbricenses, foi também condecorado o figueirense João Armando Gonçalves.

José de Faria Costa foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, Francisco José Franquera Castro e Sousa com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública. A João Armando Gonçalves foi atribuído o título de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

José de Faria Costa é professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (de que foi director) e exerceu o cargo de provedor de Justiça (entre 2013 e o passado mês de Novembro), havendo feito parte do Conselho de Estado.

Francisco Castro e Sousa, cirurgião, é professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (da qual foi timoneiro entre 2004 e 2009), tendo dirigido o Serviço de Cirurgia III dos ex-HUC, agora denominado Serviço de Cirurgia A do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

O figueirense João Armando Gonçalves, professor de Engenharia Civil no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), foi o primeiro português a liderar o Comité da Organização Mundial do Movimento Escutista (entre 2014 e 2017).

Nesta cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa homenageou, ainda, entre outros, Isabel Jonet (Banco Alimentar), Francisco George (ex-director geral da Saúde), José Ribeiro e Castro (antigo presidente do CDS-PP), Manuel Sobrinho Simões (médico e investigador) e Júlio Pereira (ex-secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa – SIRP).

A entidade condecorada foi o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), como membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, tendo entregado as insígnias ao director do Instituto, Paulo Sousa Costa.

João Armando Gonçalves condecorado PR

João Armando Gonçalves

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com