Coimbra  21 de Novembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jogos Universidade de Coimbra querem fomentar a actividade física

30 de Outubro 2018

 

Depois dos Jogos Europeus Universitários, a actividade física continua em destaque na cidade com a realização da primeira edição dos Jogos Universidade de Coimbra (JUC), que foram apresentados, hoje, e pretendem “fomentar a prática desportiva na comunidade académica”.

No total vão ser criadas quatro ligas, com 10 modalidades, que irão incluir alunos, antigos estudantes, docentes e empresas ligadas à instituição e com inscrições abertas até 15 de Novembro.

Este evento desportivo vai contar com quatro ligas: Académica (para estudantes), Alumni (antigos estudantes), Minerva (docentes, não docentes e investigadores) e 2 I’s (empresas de inovação e investigação com ligação à Universidade de Coimbra).

Segundo o responsável, dentro de cada liga haverá a possibilidade de competição em ambos os géneros e em dez modalidades diferentes, sendo elas futebol 7, andebol, canoagem, badminton, basquetebol 3×3, futsal, remo, ténis, ténis de mesa e voleibol.

Os Jogos UC “pretendem dar continuidade ao legado deixado pela organização dos Jogos Europeus Universitários, que decorreu este ano na cidade, procurando incentivar a actividade física em toda a comunidade”, anunciou, hoje, o coordenador do Gabinete de Desporto da Universidade de Coimbra, Mário Santos.

A competição vai decorrer de Novembro a Abril, procurando também aproveitar o património desportivo da Universidade de Coimbra (UC), como é o caso do Estádio Universitário e as suas infraestruturas.

Nesta primeira edição as inscrições serão gratuitas, mas fica em aberto a possibilidade de, no futuro, serem aplicadas taxas, esclareceu o responsável.

Para Mário Santos, o evento deverá crescer em termos de qualidade e competição com os anos, esperando que, apenas na Liga Académica e havendo uma equipa por faculdade, em cada uma das modalidades, deverá haver um mínimo de 1 000 atletas a participar.

A médio prazo, a organização dos JUC espera poder disponibilizar horários de treino, bem como um enquadramento técnico em parceria com a Faculdade de Desporto da UC.

O presidente da Associação Académica, Alexandre Amado, recordou que a Liga Académica já teve duas edições, esperando que, com este novo enquadramento, possa crescer e ganhar outra dimensão.

João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, assumiu o objectivo de que os JUC possam aumentar “de forma exponencial a percentagem de alunos que se dedica à prática desportiva com regularidade”, reconhecendo, no entanto, que “o desafio não é nada fácil”.

 

Foto: UC

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com