Coimbra  17 de Outubro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jogos de Coimbra começam com corta-mato

1 de Abril 2017

Os Jogos de Coimbra vão ter início domingo (dia 02), pelas 10h00, na modalidade de atletismo, com uma prova de corta-mato no Campo do Vale do Fojo, Eiras, na qual estão inscritos cerca de uma centena de atletas de todos os escalões.

Evento desportivo reatado agora pela Câmara Municipal, após mais de uma década de interregno, os Jogos de Coimbra incluem, pela primeira vez, o desporto adaptado e vai disputar-se nas modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, boccia, futebol, futsal, mini-triatlo, natação e voleibol, além dos jogos tradicionais.

Os Jogos de Coimbra, que tiveram a sua primeira edição em 1989 e que durante 12 anos marcaram o calendário desportivo da cidade, são organizados pela Câmara Municipal de Coimbra com a colaboração das uniões e juntas de freguesia do concelho, das associações e federações desportivas, e pretendem ser “um factor de integração e inclusão de todos os munícipes na prática da actividade física e do desporto, promovendo a confraternização entre todos os participantes e estimulando a identidade e sentido de pertença por parte das populações às suas freguesias”.

Esta 14.ª edição conta com 46 equipas em nove modalidades e jogos tradicionais, num total de, até ao momento, 725 atletas inscritos, entre desportos individuais e colectivos, faltando ainda contabilizar a totalidade dos participantes, uma vez que as inscrições ainda estão em curso.

As provas decorrem entre Abril e Julho, culminando com a realização dos Jogos Sem Fronteiras, em que estarão presentes 32 equipas, uma de cada freguesia e também a última equipa que representou Coimbra, em Itália, no ano 1991. A entrega dos prémios, à excepção da prova de corta-mato marcada para amanhã (domingo), vai decorrer no dia 04 de Julho, nas Festas da Cidade.

Depois da primeira prova, de corta-mato, os jogos prosseguem durante este mês de Abril, com futsal: Femininos – dia 23, 16h00, Pavilhão Desportivo de Logo de Deus; Veteranos – dia 23, 16h00, Pavilhão do Centro Social de Ribeira de Frades; Petizes – dia 29, 16h00, Pavilhão de Marco dos Pereiros; Traquinas – dia 29, 16h00, Pavilhão de Marco dos Pereiros; Veteranos – dia 30, 16h00, Pavilhão de Vil de Matos e Pavilhão de Mário Mexia.

No dia 25 de Abril haverá provas de jogos tradicionais, pelas 16h00, no Terreiro da Erva, em Coimbra.