Coimbra  20 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jogos de Coimbra 2019 arrancam amanhã e só terminam a 22 de Junho

15 de Fevereiro 2019

A edição de 2019 dos Jogos de Coimbra começa já amanhã (16), prolongando-se até dia 22 de Junho, com uma competição global entre todos os participantes.

O evento desportivo, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, vai já na sua 15.ª edição (depois de um interregno de mais de uma década) e inclui as mais diversas modalidades: atletismo (corta-mato), badminton, basquetebol, ciclismo (BTT), futsal e rugby.

“O objectivo é proporcionar a prática desportiva a um número cada vez maior de crianças, jovens e adultos e promover o convívio entre as diferentes gerações”, revela a autarquia conimbricense.

Os Jogos de Coimbra tiveram a sua primeira edição em 1989 e, durante doze anos, marcaram o calendário desportivo da cidade, “permitindo que milhares de jovens praticassem a sua actividade desportiva e participassem numa competição pautada pelo convívio”, sublinha o Município, que decidiu reavivar a iniciativa em 2017.

Esta 15.ª edição é dirigida a dois escalões, dos seis aos 12 anos e a partir dos 30 anos, “de forma a promover o convívio entre aqueles que participaram nas primeiras edições do evento e a nova geração”, realça.

Os diversos jogos vão disputar-se nas freguesias fora do centro urbano, tendo início, este sábado (16), com um jogo de basquetebol, no pavilhão multidesportos de Mário Mexia.

O evento terminará a 22 de Junho, com a realização de vários torneios em simultâneo, das diversas modalidades, juntando todos os participantes desta edição em espaços contíguos, a anunciar oportunamente, na zona da Solum.

Um evento que pretende “ser um factor de integração e inclusão de todos os munícipes na prática da actividade física e do desporto, promovendo o convívio entre todos os participantes e estimulando a identidade e sentido de pertença por parte das populações às suas freguesias”, conclui a Câmara.

Os Jogos contam com o apoio das Uniões e Juntas de Freguesia do concelho; da Secção de Badminton da Associação Académica de Coimbra (AAC); Comité Regional de Rugby; Secção de Rugby da AAC; Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra; Associação de Basquetebol de Coimbra (em articulação com os clubes da cidade); ADR Loureiro; Clube Cães de Caça BTT; Roda Dianteira; Roda Pedaleira; Associação Distrital de Atletismo (em articulação com os clubes da cidade).