Coimbra  16 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ITeCons e CCDRC promovem mostra de materiais de construção sustentáveis

12 de Fevereiro 2018

É na praça Central do centro comercial Alma Shopping, em Coimbra, que a partir desta quarta-feira (14) e até domingo (18), estará patente a mostra “MCS 2018”, dedicada aos materiais de construção sustentáveis.

Organizada pelo ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a exposição vai ser inaugurada na quarta-feira, pelas 15h00, e é destinada ao público em geral.

O mote desta exposição prende-se com os “impactos ambientais expressivos que têm sido cada vez mais associados à indústria da construção” e pretende “sensibilizar a população para estratégias de sustentabilidade aplicadas ao sector da construção, terá a participação de cerca de 30 entidades, incluindo empresas, associações e centros de investigação”, refere a CCDRC.

Constituída por 33 expositores, a mostra conta com diferentes tipos de soluções construtivas sustentáveis: soluções para a melhoria da eficiência energética de edifícios (isolamentos térmicos, blocos de alvenaria, caixilharias de madeira); materiais de construção com incorporação de resíduos e subprodutos de indústrias nacionais (lã de ovelha, fibras vegetais, cortiça, borracha, centrais termoelétricas, etc.); soluções a partir de materiais naturais (construção em palha, pedra natural, construção em terra e, também, construção com madeira, entre outros); soluções para coberturas e fachadas verdes, entre outras.

Os expositores serão colocados em redor de uma estrutura central, com um conjunto de informações e conteúdos, de forma a promover experiências didácticas relacionadas com a utilização de novos materiais e com os principais conceitos que suportam as principais estratégias de sustentabilidade aplicadas ao sector da construção.

Roberto Senra, director do centro comercial, afirma que “o Alma Shopping reforça novamente o seu compromisso na área da sustentabilidade ao disponibilizar o seu espaço para uma exposição única, com vista à sensibilização da população para estratégias de sustentabilidade aplicadas ao sector da construção”.

Na sessão de inauguração estarão presentes o presidente da Direcção do ITeCons, António Tadeu, e a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa.