Coimbra  17 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISCAC recebe II Encontro Ibero-Americano de Direito e Desenvolvimento

6 de Dezembro 2018

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) – Coimbra Business School vai receber, amanhã (07), o II Encontro Ibero-Americano de Direito e Desenvolvimento.

O encontro, cujo tema é “Direito para o Desenvolvimento Digital”, vai contar com vários especialistas nacional e internacionais, que irão tentar “antecipar o cenário das próximas mudanças e identificar os novos caminhos que a justiça precisa de seguir para garantir que o Direito continue forte, independente e respeitador dos direitos, liberdades e garantias”, refere a instituição de ensino conimbricense.

No evento estará em destaque um dos temas centrais deste século: a segurança informática, cuja evolução digital “está a trazer sérias mudanças à sociedade, que precisa de se guiar por novas leis para combater os perigos cibernéticos, manter a eficácia do Estado e respeitar a privacidade”, adianta o ISCAC.

Pedro Costa, presidente da Coimbra Business School afirma que “com as enormes mudanças que a transformação digital está a trazer, os sistemas de justiça necessitam de se recriar e de encontrar soluções que garantam a manutenção do Estado de Direito e que assegurem a igualdade de direitos e de deveres entre todos os cidadãos e os agentes económicos”, chamando, ainda, a atenção para “o grau de ingerência que as empresas e os sistemas financeiros podem sofrer com o tratamento dos seus dados pelos sistemas de informação actuais e futuros, sendo absolutamente determinante acautelar a privacidade, a intimidade e a segurança dos cidadãos”.

Amanhã debater-se-ão os seguintes temas: “Direito das Tecnologias e Desenvolvimento”; a “Ética e Direitos Humanos como Protecção ao Desenvolvimento”; o “Património Cultural, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”; o “Direito Fiscal e Para-Fiscal como Mecanismo de Desenvolvimento”; e a “Responsabilidade da Empresa e Ética Empresarial como Instrumento ao Desenvolvimento Económico”.

Na sessão de abertura, a partir das 09h00, para além da intervenção de Pedro Costa como anfitrião do encontro, falarão Bruno Horta Soares e Manuel Lopes Porto.

O encontro ibero-americano é organizado pela Coimbra Business School, em parceria com o Instituto Ibero-Americano de Estudos Jurídicos, a Universidade Católica e a FAF Advogados.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com