Coimbra  26 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISCAC lança pós-graduação para dirigentes desportivos

7 de Junho 2018

A Coimbra Business School – ISCAC (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra) lança, este mês, uma pós-graduação em “Gestão do Desporto para Dirigentes” para colmatar a falta de formação especializada dos dirigentes portugueses, considerado um dos principais problemas do desporto nacional.

O objectivo é, por isso, “dotar os agentes desportivos com uma ampla formação e contribuir para um melhoramento do desporto português”, explica Pedro Marques Santos, coordenador da pós-graduação.

“Em Portugal, existe claramente uma lacuna de formação para os vários dirigentes desportivos, porque hoje em dia liderar ou colaborar num clube, mesmo que amador, já não é a mesma coisa de há 20 ou 30 anos”, salienta o responsável.

Existe, actualmente, um conjunto de desafios, “independentemente de se estar a falar de uma Sociedade Anónima Desportiva, uma organização profissional ou uma organização amadora”, nomeadamente ao nível do financiamento, marketing, planeamento, comunicação e recursos humanos”, adianta.

A ideia é “tornar os clubes viáveis e pacíficos”, numa conjuntura em que se vivem com “constantes problemas de viabilidade financeira, assim como os fenómenos cíclicos de violência ou de indícios de corrupção”. Tais problemas poderão ser evitados “com técnicas de gestão profissional”, pelo que a própria Federação Portuguesa de Futebol acaba de anunciar que irá consignar para a época 2018-2019 uma verba considerável destinada à formação de dirigentes.

“Ao dirigente desportivo, que por acaso está na tomada das decisões das organizações desportivas, não se tem exigido nada”, frisa o coordenador do curso, que é também director técnico da formação da Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol.

O árbitro internacional Artur Soares Dias, Fernando Parente, vice-presidente do Braga, Miguel Ribeiro, diretor-geral do Rio Ave, Dimas Pinto, presidente da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, ou Marco Carvalho, director de Comunicação do Rio Ave, são alguns dos docentes da pós-graduação.

A formação, ministrada na Coimbra Business School, pretende “colmatar o défice existente na oferta formativa deste sector, dotando os formandos de competências para as funções que desempenham” e é destinada a actuais gestores desportivos ou a quem ambicione ingressar nesta área, bem como a licenciados nas áreas de Ciências do Desporto, Gestão, Administração, Economia, Direito, Comunicação, Marketing, ou outras cujo perfil profissional exija conhecimentos relacionados com a Gestão Desportiva.