Coimbra  23 de Julho de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPO de Coimbra compra novos equipamentos por quatro milhões de euros

5 de Julho 2018

O Governo autorizou a compra de dois aceleradores linerares, no valor de quatro milhões e 956 000 euros, por parte do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.

O processo de aquisição destes dois novos equipamentos foi iniciado em Abril de 2016 e chega, agora, ao fim, permitindo “a tão desejada substituição de dois aceleradores lineares em uso no IPO desde 2006, já sem qualquer possibilidade de evolução tecnológica”, revela a unidade de saúde.

Segundo o IPO, estes equipamentos “garantem a capacidade de tratamento dos doentes, de forma eficiente, clinicamente efectiva e de acordo com os mais elevados padrões de qualidade técnica e científica”, esclarece, adiantando que “com este investimento o IPO de Coimbra vê reforçado o seu posicionamento de instituição de referência na região Centro no que concerne aos tratamentos de radioterapia”.

A unidade de saúde revela, ainda, que na sequência de uma auditoria de monitorização, decorrida nos passados dias 24 e 25 de Maio, o “Accreditation Awards Panel do Caspe Healthcare Knowledge Systems” (CHKS) decidiu manter a acreditação do IPO de Coimbra até 30 de Novembro de 2019.

Este “selo” de garantia ajuda a instituição a manter “os elevados padrões em qualidade organizacional que lhe permitem ser acreditado desde 2005 por esta prestigiada entidade internacional”.

“A acreditação pelo CHKS deve-se, essencialmente, ao elevado nível de profissionalismo e compromisso de todos os profissionais do IPO de Coimbra” e representa “um reforço da confiança existente nesta instituição”, sublinha.