Coimbra  23 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IP3: PS/Lousã lamenta “solução escassa”

9 de Maio 2018

O PS/Lousã rotulou, hoje, de “solução escassa” a anunciada requalificação do Itinerário Principal 3 (Coimbra – Viseu).

Para a Comissão Concelhia lousanense do Partido Socialista, presidida pelo vereador Rui Lopes, sem embargo de reconhecer “a necessidade premente de requalificação”, a obra peca por ser pouco abrangente e não concorrer para o desenvolvimento sustentado.

Aquela estrutura partidária entende dever “reforçar publicamente a defesa de um traçado mais a Sul”, opinando tratar-se de uma alternativa capaz de “servir de forma mais justa e adequada não só os interesses do concelho da Lousã, mas também de um conjunto alargado de municípios e da própria região”.

Segundo Rui Lopes, importa salientar que uma alternativa com um traçado mais a Sul foi defendida por várias entidades, públicas e privadas, como uma solução mais eficiente e que se assumiria como “importante ferramenta para uma estratégia de mobilidade moderna, fundamental para a coesão e desenvolvimento regional, nomeadamente permitindo a sua ligação ao IC6 e à A13, constituindo-se como uma alternativa à EN17, via que já não acompanha os requisitos de mobilidade e que se revela insuficiente a vários níveis”.

O IP 3 vai ser melhorado e em 85 por cento da extensão será dotado de quatro faixas (duas em cada sentido).

Na oitava parte daquele itinerário principal (12 por cento) haverá duas faixas num sentido e outra no oposto, sendo esse o actual cenário em perto de dois terços do traçado;  só em três por cento irá haver apenas uma faixa em cada sentido.

O segmento compreendido entre os nós de Penacova e da Lagoa Azul (à entrada da nova ponte sobre a foz do rio Dão) vai tão-só ser melhorado, mantendo o traçado e as características actuais.

Na edição de 07 de Setembro de 2017, o director-adjunto do “Campeão” considerara ser inquestionável a opção pela margem esquerda do rio Mondego, a jusante de Santa Comba Dão, para implantação da desejável auto-estrada Viseu – Coimbra.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com