Coimbra  17 de Novembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investigadores da UC vencem prémio no Congresso Nacional de Oncologia

13 de Novembro 2017

Isabel Carreira, Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo coordenaram as investigações de duas equipas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), que venceram prémios no 14.º Congresso Nacional de Oncologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Os prémios de “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” e “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” foram entregues aos investigadores da FMUC. O primeiro prémio, relacionado com o cancro da cabeça e pescoço foi entregue ao estudo “Signaling pathways and genes in head and neck cancer”, da autoria de Ilda Patrícia Ribeiro, Luísa Esteves, Francisco Marques, Leonor Barroso, Francisco Caramelo, Joana Barbosa de Melo e Isabel Carreira. Este trabalho resulta de uma estreita colaboração entre o Laboratório de Citogenética e Genómica, o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), o Departamento de Medicina Dentária e o Laboratório de Bioestatística e Informática Médica do Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI), unidades integrantes da FMUC, e o Departamento de Cirurgia Maxilofacial do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Já o prémio relacionado com o cancro da próstata foi para o projecto “Mecanismos moleculares subjacentes à eficácia clínica do rádio-223 no carcinoma da próstata”, coordenado cientificamente pelos docentes Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo. O estudo envolve o Instituto de Biofísica e o Laboratório de Fisiologia do IBILI e o CIMAGO, da FMUC, o Serviço de Urologia e Transplantação Renal e o Serviço de Medicina Nuclear do CHUC, sendo a equipa de investigadores constituída por: Inês Marques, Ana Margarida Abrantes, Paulo Matafome, Edgar Tavares-Silva, Hugo Antunes (autor responsável pela apresentação do trabalho na forma de comunicação oral) e Gracinda Costa.

Hugo Antunes

Hugo Antunes

Ilda Patrícia Ribeiro

Ilda Patrícia Ribeiro