Coimbra  22 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investigação da UC vence concurso da FLAD Healthcare 2020

14 de Fevereiro 2018

Uma investigação, realizada por uma equipa de cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), acaba de vencer a edição de 2018 do concurso “Healthcare 2020”, promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

O projecto, que irá receber um prémio pecuniário de 20 000 euros, pretende estudar “como a mitocôndria (organelo responsável pela maioria da energia produzida nas células) regula o modo como o nosso corpo responde a vários stresses fisiológicos, incluindo dieta e exercício físico, nomeadamente através da libertação de pequenas moléculas ao nível hepático e muscular”, explica, em comunicado, a UC.

No caso, “as moléculas actuam em vários alvos importantes nas células, traduzindo-se em vários efeitos benéficos, como o combate aos efeitos da obesidade e do envelhecimento devido ao seu papel na regulação do metabolismo celular”.

Embora ainda se conheça pouco sobre a regulação da libertação destas moléculas e da sua possível utilização clínica em vários tipos de patologia, sabe-se que as mesmas são codificadas pelo ADN da mitocôndria, “o que constitui um avanço recente na pesquisa mitocondrial”, salienta a Universidade.

Paulo Oliveira, coordenador do estudo, explica que “a investigação na regulação no metabolismo das células pela mitocôndria tem tido avanços notáveis nos últimos anos, sendo o projecto actual muito relevante para o desenho de novas terapias e para compreender o processo de adaptação mitocondrial a vários stresses fisiológicos, nomeadamente alimentação deficiente ou, em sentido contrário, ao exercício físico”.

Sobre o prémio, o investigador adianta que “com este apoio muito importante da FLAD é possível iniciar uma colaboração com um grupo de investigação nos Estados Unidos, que é possivelmente a maior referência na área, permitindo aumentar a internacionalização do CNC e da UC e contribuir igualmente para a formação avançada de jovens cientistas que terão a oportunidade de se deslocar a este país e participar em actividades científicas comuns”.

O FLAD “Healthcare 2020” destina-se a apoiar programas científicos de centros de investigação portugueses da área da saúde, realizados em colaboração com centros de investigação dos Estados Unidos da América, com o objectivo de incrementar a rede de conhecimentos entre os dois países, facilitando o desenvolvimento de intercâmbios e parcerias institucionais.

O estudo foi realizado em cooperação com um grupo de investigação da Faculdade de Gerontologia ‘Leonard Davis’ da Universidade do Sul da Califórnia, sob a orientação de Pinchas Cohen.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com