Coimbra  15 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Inovação: uns comem os figos, a outros rebenta-lhes a boca

2 de Agosto 2018

Depois de Coimbra ter descartado, em 2017, perfilar-se para Capital Europeia da Inovação, acaba de saber-se ser Lisboa uma das 12 finalistas ao prémio iCapital (do Horizonte 2020).
Em comunicado, a Comissão Europeia indica que, além de Lisboa, concorrem à atribuição do prémio para distinção da urbe capaz de “melhor demonstrar a sua capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos” Aarhus (Dinamarca), Antuérpia (Bélgica), Atenas (Grécia), Bristol (Inglaterra), Gotemburgo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Leuven (Bélgica), Madrid (Espanha), Toulouse (França), Umeå (Suécia) e Viena (Áustria).
A 10 de Março de 2017, a Assembleia Municipal de Coimbra deliberou recomendar à Câmara a candidatura a Capital Europeia da Inovação.
A medida, adoptada por unanimidade, foi proposta pelos autarcas Dino Alves, Nuno Freitas, Manuel Rebanda, Rui Ramos e Cabral de Oliveira, da então coligação “Por Coimbra “ (PSD – PPM – MPT).
A recomendação destinou-se a ser trabalhada por uma comissão, cuja criação foi aprovada, mediante abstenção da CDU, com os votos do PS.
O preâmbulo do documento faz notar a existência de “espírito empreendedor”, que, contudo, “parece tardar em revelar-se na criação de emprego”.
“Coimbra e os seus decisores políticos não podem prescindir de uma estratégia de médio prazo que articule os diversos agentes e ponha a inovação ao serviço da cidade”, adverte a recomendação dirigida à Câmara Municipal.
Podem candidatar-se ao Prémio iCapital as cidades com mais de 100 000 habitantes, no âmbito de Horizonte 2020, programa de investigação e inovação da União Europeia.
O principal galardão tem um valor pecuniário de um milhão de euros, recebendo cinco outras cidades 100 000 euros cada e sendo também distinguidas algumas finalistas especialmente reconhecidas pelo seu esforço para promover a inovação.
As urbes finalistas vão apresentar as suas estratégias de inovação na sessão “iCapital Stories”, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades, em Bruxelas, a 10 de Outubro, e a vencedora será anunciada, a 06 de Novembro, em Lisboa, na próxima edição da Web Summit.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com