Coimbra  23 de Maio de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

II Mercadinho Medieval da Academia Wolfdance

17 de Maio 2018

A segunda edição do Mercadinho Medieval, promovido pela Academia Wolfdance, vai decorrer no próximo fim-de-semana (19 e 20), na antiga escola primária de Casal do Lobo, em Coimbra, a partir das 17h00.

Como no primeiro ano, o evento pretende “recriar hábitos antigos e mostrar produtos de outras épocas”, revela a Academia, acrescentando que esta iniciativa tem, também, uma componente social e cultural bastante importante, “uma vez que promove a valorização e a preservação do património histórico e cultural, o impacto sócio-cultural muito positivo nas localidades em redor à sua realização, com a participação e envolvência de várias associações locais próximas e das próprias populações, abrangendo todas as faixas etárias”.

No espaço do Mercadinho vão decorrer vários espectáculos de teatro, danças e bailias alusivas à época, bem como treino e adubamento de novos soldados. A ideia é que “qualquer pessoa possa entrar nesta aventura”, que vai estar a cargo do Grupo de Teatro Bombarda.

No evento estarão, ainda, presentes várias entidades como a Associação Desportiva e Recreativa do Casal da Misarela; Centro Social das Torres do Mondego; Associação Cultural e Recreativa do Casal do Lobo; Associação Cultural e Recreativa da Cova do Ouro e Serra da rocha; Associação da Carapinheira e Grupo Caminhar ao Luar.

A expor os seus produtos vão estar diversos artesãos, com sacos e bonecas de trapos, tecelagem, bijuteria, pedras, incensos, madeiras, cestaria, esteiras e brinquedos, tudo alusivo à época medieval.

E porque a gastronomia faz sempre parte deste tipo de certames, não faltarão as várias ‘Tabernas do Burgo’, para comer e beber.

O ‘Mercadinho Medieval conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Instituto Português do Desporto e Juventude, das juntas de Freguesia de Santo António dos Olivais, Torres do Mondego, Eiras e São Paulo de Frades, Caspae e os patrocinadores oficiais ‘Padaria Pastelaria ‘Seara Doce’ e Miguel João Automóveis.