Coimbra  14 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IC’s: Parlamento recomenda obras em estradas a Sul de Coimbra

1 de Agosto 2018

O Parlamento acaba de recomendar ao Governo a requalificação urgente do Itinerário Complementar 2, entre Leiria e Pombal, e do Itinerário Complementar 8, entre Pombal e Ansião.

Uma resolução publicada, hoje, em Diário da República, exorta o Executivo a desencadear a beneficiação dos referidos segmentos de ambos os itinerários complementares.

O IC8, que liga Pombal ao Interior do país, passou a articular-se com a A13 (Coimbra -Tomar) e o lanço compreendido entre Ansião e a primeira das cidades é, hoje em dia, possuidor de envergadura insuficiente para fazer face ao tráfego.

O IC2 (antiga Estrada Nacional nº. 01) é débil, sobretudo, entre as cidades leiriense e pombalense devido à existência de frequentes entroncamentos e de zonas de inclinação onde a circulação de veículos pesados afecta a de ligeiros.

A “requalificação urgente” do IC8, entre Pombal e Ansião, é apontada na resolução com o objectivo de “transformar aquele troço num verdadeiro perfil de itinerário complementar, promovendo a segurança rodoviária e melhorando a fluidez da circulação”.

A Assembleia da República sugere, ainda, a execução de trabalhos “necessários e urgentes, reforçando a conservação corrente nestes dois itinerários complementares”, enquanto não avancem outras obras, “mais profundas (…) de forma a salvaguardar a segurança de pessoas e bens”.