Coimbra  20 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Góis recebeu equipamentos para prevenção de riscos

5 de Janeiro 2018

Uma candidatura conjunta, elaborada pelos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), permitiu ao Município de Góis receber equipamentos tecnológicos para prevenção de riscos.

Góis irá receber uma estação meteorológica, uma estação hidrométrica e um sensor de nevoeiro, que serão instalados em pontos fulcrais do concelho, de acordo com o preconizado no Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos, elaborado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A estação meteorológica faz a medição de diferentes parâmetros meteorológicos, tais como a temperatura, a humidade relativa, a direcção e velocidade do vento e a precipitação. Já a estação hidrométrica vai permitir a monitorização da altura da coluna de água do rio Ceira. Com o sensor de nevoeiro vai ser possível antever uma situação em que ocorra uma grande concentração de nevoeiro, prevenindo a sinistralidade rodoviária.

A instalação destas ferramentas de monitorização está a ser coordenada pela CIM RC.

Esta candidatura conjunta – “Acções Inovadoras para a Prevenção e Gestão de Riscos” – foi submetida ao abrigo do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e do Portugal 2020.

Autarquia renova Parque do Cerejal e coloca quadros informativos

Mesas Parque Cerejal

Junto ao rio Ceira e “face ao estado de degradação que algumas mesas e bancos apresentavam”, o Parque do Cerejal foi alvo de intervenção da Câmara Municipal, que renovou as mesas e os bancos de madeira.

Durante o Verão, este é um espaço muito procurado por goienses e turistas, que ali aproveitam para relaxar, fazer piqueniques, conviver, fazer desporto e aproveitar a proximidade com o rio.

O espaço está, agora, “mais atractivo para todos, estando ainda à disposição um grelhador e lava-louça”, explica a autarquia.

Já na União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, em Alvares, Góis e Vila Nova do Ceira, o Município instalou quadros para afixar avisos e informação relevante para conhecimento da população e público em geral.

As estruturas, em madeira, enquadram-se na paisagem natural do concelho e têm como principal objectivo “evitar a excessiva afixação de cartazes em locais menos apropriados para o efeito”, adianta a Câmara Municipal.

Quadros informações Góis

Fotos: CM Góis