Coimbra  16 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Formanda do CEARTE sagra-se campeã nacional de Restaurante/Bar

15 de Maio 2018

Paulo Teles Marques, presidente do CEARTE; Sara de Lima Almeida; Paulo Pereira, formador e coordenador do Curso de
Restaurante/Bar do CEARTE; e Luís Rocha, director do CEARTE

 

Sara de Lima Almeida, formanda do curso de Restaurante/Bar do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), conquistou a medalha de ouro no 43.º Campeonato Nacional das Profissões – Skills Portugal.

A formanda concorreu com os 12 melhores alunos a nível nacional, oriundos de vários centros de formação, e irá agora representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, que terá lugar em Setembro, na Hungria, bem como no 45.ª Campeonato Mundial das Profissões, que vai decorrer em Setembro de 2019, na Rússia.

No Campeonato Nacional, que decorreu em Beja, Sara Almeida destacou-se “pela sua exímia capacidade técnica e conhecimento”, revela o CEARTE.

A medalha foi recebida na última sexta-feira (dia 11), em Sines, na cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do “SkillsPortugal Beja – Alentejo 2018”, onde também marcaram presença a WorldSkills Internacional e a WorldSkills Russia.

A cerimónia teve, ainda, outro momento alto, aquando da entrega da bandeira da WorldSkills International que, depois de passar pela Estação Espacial Internacional e por vários países, seguirá agora viagem pelo mundo até à Rússia, onde permanecerá até à próxima edição do concurso.

O SkillsPortugal – Campeonatos das profissões é um evento da formação profissional e do mundo do trabalho, dirigido a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

Neste evento, realizado a nível nacional, europeu e mundial, os jovens qualificados têm a oportunidade de competir entre si, numa diversidade de profissões, através da realização de um produto, bem ou serviço, com valor no mercado de trabalho.

O CEARTE considera que a participação de formandos seus no Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal “constitui um excelente contributo para estimular os jovens para a obtenção de uma qualificação profissional, tal como para valorizar o estatuto social da formação profissional, favorecendo o reconhecimento das vias profissionalizantes como alternativas de sucesso para a inserção no mercado de trabalho”, recordando que, nas últimas três edições, conseguiu conquistar medalhas na competição, sendo esta a segunda vez que um formando do Centro irá representar Portugal nas edições europeia e mundial do Campeonato das Profissões.