Coimbra  21 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FLOPEN realiza testes para destruição de ninhos de vespa

11 de Fevereiro 2019

Com a “escalada na proliferação e detecção de ninhos de vespa asiática” no concelho de Penela, a FLOPEN decidiu intervir e realizar diversos testes inovadores para erradicação dos referidos ninhos.

Tendo como missão a “defesa dos interesses do proprietários e produtores florestais dos concelhos onde está representada (Penela, Condeixa-a-Nova e Coimbra) e possuindo, há mais de seis anos, um conjunto de colmeias onde é produzido o seu mel ‘Multiflora FLOPEN’”, esta organização florestal e sem fins lucrativos decidiu realizar testes de voo e de injecção em ninhos de vespa asiática.

“Esta técnica inovadora, permite aliar as novas tecnologias ao combate e erradicação desta espécie exótica que tem tido grande dispersão no nosso território continental. Os testes realizados pela FLOPEN são em ninhos que se encontram em altitudes superiores a 15 metros, pois até essa altura já existem outras técnicas, tais como canas extensíveis para aplicação de insecticida ou remoção directa”, refere a organização não governamental de ambiente.

A proliferação de ninhos tem levado a um “significativo decréscimo na produção de mel”, pelo que é imperativo proceder à eliminação destes ninhos e respectivos habitantes.

Recorde-se que a vespa asiática tem vindo a descer no território nacional, de Norte para Sul, e várias têm sido as entidades a desenvolver formas de eliminar os ninhos de uma forma eficaz. O website SOS Vespa permite aos cidadãos denunciarem avistamentos de ninhos para que as autoridades competentes possam erradicá-los.