Coimbra  13 de Dezembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Findagrim com Cock Robin e Tony Carreira

10 de Agosto 2017

A Findagrim – Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Maiorca, no concelho da Figueira da Foz, iniciou-se ontem e decorre até ao próximo domingo (dia 13), com a finalidade de divulgar as potencialidades económicas e culturais da freguesia e da região.

Durante estes dias estão presentes várias empresas que mostram as suas actividades e as suas potencialidades, a par de uma mostra de artesanato, de gastronomia, ‘show cooking’, assim como a realização de concursos de potes, aventais e arroz doce, muita música, desporto e o tradicional desfile de carros, carroças e bicicletas.

O cartaz de espectáculos é constituído por um leque de artistas consagrados a nível nacional e internacional, tendo ontem actuado David Carreira. Hoje vão subir ao palco os Némanus, enquanto amanhã (sexta-feira) a Findagrim vai receber Coock Robin, que proporcionará grandes êxitos de uma geração na voz mítica de Peter Kingsbery, uma banda que já esteve nos coliseus de Lisboa e do Porto e tem espectáculo previsto para o Casino Estoril. A noite terminará com Caelum.

No sábado (dia 12) o palco será de Miguel Araújo, enquanto que no domingo (dia 13), a fechar a feira, o espectáculo tem o recordista de público, Tony Carreira.
Antes dos artistas principais haverá actividades de várias freguesias do concelho da Figueira da Foz, bem como dos de Montemor-o-Velho e de Anadia, enquanto no parque do Lago irão terminar as noites com a prestação de dj’s.

Para preparar a noite nada melhor que uma visita à parte gastronómica, com tasquinhas e bares a cargo das coletividades da freguesia de Maiorca a serviram pratos como a caldeirada de enguias, o arroz de cabidela , a padela assada, entre outros, e doces como as papas de moado e o famoso arroz doce confeccionado com o carolino do Baixo Mondego.

O 16.º desfile de carroças tradicionais, inserido na Findagrim, realiza-se no domingo, pelas 16h00, e tem como objectivo mostrar e valorizar animais que ajudaram o homem no trabalho do campo nesta freguesia do concelho da Figueira da Foz.

Antigamente os burros, as vacas e os cavalos faziam parte do quotidiano desta vila, quer na laboração de terra, no trabalho da eira, como no transporte de produtos agrícolas. Estes animais desfilam engalanados, conduzidos pelos seus donos, trajados a rigor, representando quadros vivos alusivos a temas rurais da região e do passado. Este desfile irá ter, também, a participação de cerca de meia centena de pasteleiras (bicicletas antigas), cujos condutores irão, igualmente, trajados a rigor.

O desfile será animado pelos gaiteiros Amigos da Farra, pela Escola de Samba “ Gres a Rainha”, Grupo de Bombos “Os Maravilhas”, Grupo Feminino de Gaitas de Foles “ Girafoles” e os Gaiteiros Quiaenses.

O bilhete diário para a feira custa quatro euros, enquanto o bilhete geral fica em 16 euros. Refira-se que existem autocarros gratuitos entre a Figueira da Foz e Maiorca, para a Findagrim, com saída da rotunda do Pescador (Buarcos) e paragem na Estação da CP, com partidas às 20h00, 21h00 e 22h00, e regresso às 00h00 e às 01h30.