Coimbra  22 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Filme “Verão Danado” estreia em Coimbra na presença do realizador

3 de Dezembro 2017

A primeira longa-metragem do realizador Pedro Cabeleira, “Verão Danado”, vai estrear em Coimbra, amanhã (04), no Teatro Académico de Gil Vicente.

Embora a estreia nacional decorra em Lisboa e no Porto, o filme segue para Coimbra, onde será visualizado na presença de uma das actrizes, Maria Cardetas Melo, e do próprio realizador.

A antestreia aconteceu na recente edição do “Lisbon & Sintra Film Festival” e integrou a competição internacional do mesmo, tendo já recebido uma menção honrosa no Festival de Locarno na Suíça, onde foi apresentado mundialmente.

Está a ser exibido em diversos festivais internacionais, nomeadamente, Festival do Rio (Brasil), Mar del Plata (Argentina), Torino Film Festival (Itália), entre outros, além das tradicionais salas de cinema portuguesas.

O cineasta português Pedro Cabeleira é licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, na qual concluiu a especialização em Realização. Como tese, realizou a curta-metragem “Estranhamento”, escrito por Diogo Figueira e produzido por Vasco Esteve.

O jovem cineasta de 25 anos de idade, também responsável pelo argumento, iniciou a planificação do filme logo após ter concluído o curso de realização.

A longa-metragem conta, ainda, com direcção de fotografia de Leonor Teles (Urso de Ouro, no festival de Berlim, com “Balada de um Batráquio”), produção de Pedro Cabeleira, Marta Ribeiro e Abel Ribeiro Chaves.
Em “Verão Danado” o protagonista do filme “está na capital lisboeta à procura de emprego, após terminar um curso universitário. Porém são as noites lisboetas, com os seus amores e desamores, que o amparam com um hedonismo psicadélico, onde a angústia em combustão forma euforia”. O papel principal (Chico) é também o primeiro desempenho de Pedro Marujo, que juntamente com Lia Carvalho, Ana Valentim, Daniel Viana, Sérgio Coragem, João Robalo, Luís Magalhães, Maria Leite, Ana Tang, Rodrigo Perdigão, Eugeniu Ilco, Cleo Tavares ou Isac Graça compõem o elenco, havendo, ainda, uma participação especial do actor Nuno Melo.

Depois de Coimbra, “Verão Danado” segue para o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (a 08 de Dezembro), Braga, Amarante e Famalicão, entre outras.

A estreia do filme tem início pelas 21h30 e as entradas custam entre quatro euros (bilhete normal) e três euros (com desconto para menos de 25 anos, estudantes, mais de 65 anos, comunidade da Universidade de Coimbra, grupos com mais de 10 pessoas, desempregados ou parcerias).