Coimbra  26 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Santo António festeja-se ao som de Quim Barreiros

12 de Junho 2018

A festa em honra de Santo António vai ter lugar na próxima terça-feira (12), no largo da Silva Soares, na Figueira da Foz, com organização da Misericórdia Obra da Figueira.

Os festejos tiveram já início com as ‘Trezenas’, na igreja do Padroeiro, mas a festa propriamente dita só se realiza a 12 de Junho, uma noite que vai atrair milhares de pessoas ao recinto para participarem no arraial popular com os protagonistas Miguel Agostinho e o incontornável Quim Barreiros.

E porque qualquer festejo de um santo popular tem de ser acompanhado de gastronomia, as tasquinhas não irão faltar no largo, a partir das 20h00, para servir a tradicional sardinha assada e outros petiscos. Enquanto isso, no átrio da igreja de Santo António terá lugar uma exposição de trabalhos da creche e jardim de infância.

A festa prolonga-se para o dia seguinte (quarta-feira, 13), a partir das 15h00, com a Eucaristia, na qual irá participar o Grupo Coral da Paróquia de Buarcos, seguida de Bênção e distribuição simbólica de pães e de cravos.

Tradição volta a ser cumprida

A tradição de distribuir pães e cravos será concretizada, na quarta-feira, à tarde, quando a Misericórdia – Obra da Figueira proceder à distribuição das senhas que vão permitir aos cidadãos interessados receber simbolicamente o pão e os cravos em honra do santo casamenteiro.

As senhas foram adquiridas já no início desta semana, na própria Misericórdia, sendo que foi apenas distribuída uma senha por pessoa, correspondente a um pão e um cravo.