Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Receituário gastronómico tem segunda edição

14 de Março 2019

“A Nossa Mesa: Receituário Gastronómico da Figueira da Foz” vai ter uma segunda edição, revista e melhorada, dada o sucesso da obra publicada em 2015, segundo anunciou, hoje, o Município.

A edição é promovida pela Divisão de Cultura da Câmara da Figueira da Foz e estará em breve à venda, pelo valor de 15 euros, no Posto de Turismo, no Museu Municipal e Núcleos Museológicos, Biblioteca Municipal e Centro de Artes e Espectáculos.

Esta segunda edição da obra reúne receitas, fotografias, histórias e depoimentos de quem tem com a cozinha uma relação de amizade e de respeito, que não desvanece com o tempo e recupera narrativas, memórias e costumes de famílias da Figueira da Foz, através de receitas que foram passando de geração em geração, desenhando a identidade desta cidade.

A grande novidade desta edição é a introdução de objectos museológicos e a construção de uma teatralidade em torno da sua apresentação.

A público são trazidas peças de loiça utilitárias e decorativas, “resgatadas” das reservas do Museu Municipal, de uma colecção (cerâmica, vidros e metais) que remonta à sua fundação, datada de 1884, demonstrando, por um lado, o valor histórico e artístico que Santos Rocha lhes reconheceu, e, por outro, permitindo uma nova abordagem gastronómica, emoldurando e enaltecendo o que de mais importante ela encerra: o alimento.