Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz recebe o Ano Novo com três dias de festa

14 de Dezembro 2017

Diogo Piçarra e Inês Simões (dia 29), David Carreira (dia 30) e Pedro Abrunhosa (dia 31) são os concertos que vão encerrar o ano velho e preparar as boas-vindas a 2018, na Figueira da Foz.

Os espectáculos, na praça do Forte, têm entrada livre e, à chegada do Ano Novo, figueirenses e visitantes podem, ainda, contar com o fogo-de-artifício e mais música pela madrugada dentro, com o dj Nelson Cunha.

Os artistas convidados para os três dias de festa, na Figueira da Foz, têm em comum o facto de serem nomes bem conhecidos do público português, agradando a diferentes gerações.

Também o Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz promove mais uma edição do Rally de Fim d’Ano, que se realizada desde 1954, destacando-se no dia 30 a recriação das jornadas automobilísticas dos anos 60/70, com diversas provas especiais em vários locais do concelho.

Já no dia 01 de Janeiro será a pé que se celebra a entrada em 2018, com a Caminhada de Ano Novo, organizada pela Associação Trilhos da Boa Viagem. São 7,5 quilómetros de um percurso de dificuldade baixa/média, com início às 15h30 e fim previsto para as 18h00.

A 05 de Janeiro, cumpre-se a tradição dos Reis. Pelas 16H00 o Coral David Sousa dará o recital de Ano Novo, nos Paços do Concelho, e, a partir das 20h30, o Grupo de Cantares Praia Mar do Grupo Instrução e Sport irá cantar as Janeiras junto à Lapinha (Cais da Alfândega).

O Cortejo da Espera dos Reis, uma organização das sociedades filarmónicas de 10 de Agosto e Figueirense, terá inicio às 20h30, em dois locais diferentes: a Figueirense estará junto à Estação da CP e a de 10 de Agosto na Ponte do Galante, abrindo o desfile a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários, com os Reis Magos montados a cavalo e dezenas de figurantes, vestidos a rigor, seguindo-se a recriação da visita ao Menino Jesus e a tradicional distribuição de guloseimas aos mais pequenos.

Pelas 22h00, o Auto dos Reis Magos será representado pela Secção Dramática da Sociedade Filarmónica de 10 de Agosto, na sede da colectividade, num espectáculo que se repetirá a 06 de Janeiro, pelas 21h30, no mesmo local.

No dia 07, pelas 16h00, também na sede da Filarmónica de 10 de Agosto, decorrerá a leitura encenada de «As Três Rainhas Magas», levada a palco pelo Personagens – Grupo de Teatro Amador.