Coimbra  23 de Julho de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Misericórdia vai ter Pousada Sr.ª dos Navegantes

10 de Julho 2018

Teresa Machado, Joaquim de Sousa e António Rolo

 

A Misericórdia Obra da Figueira apresentou o projecto para a Casa dos Pescadores de Buarcos, onde pretende instalar a Pousada Nossa Senhora dos Navegantes, com capacidade para cerca de 50 pessoas.

Trata-se de um edifício adquirido em Agosto de 2014 por 452 000 euros (já totalmente pago) e onde foram, entretanto, feitos alguns investimentos de recuperação e preservação, nomeadamente no acesso principal, fachada, janelas e a recuperação total da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, onde já foram investidos 164 000 euros na reabilitação do prédio.

Dada a grandeza do edifício, uma das alas foi cedida recentemente ao ISCAC, para ali instalar a Escola do Mar, e o restante espaço aguarda a aprovação pela Câmara do projecto de obras para ali instalar a Pousada Nossa Senhora dos Navegante.

Segundo explicou o provedor Joaquim de Sousa, “este é um projecto abrangente destinado ao turismo sénior, saúde e educação”, que visa o acolhimento temporário de seniores e alojamento local para jovens.

Segundo António José Rolo, responsável por esta área, a Misericórdia Obra da Figueira prevê iniciar as obras de reconversão no final do Verão, devendo prolongar-se por 10 meses.

Os trabalhos estão orçadas em cerca de 407 000 euros, com um contrato de financiamento celebrado com o Fundo Rainha D. Leonor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para recuperação total do edifício.

No rés-do-chão vão funcionar dois quartos, salas de serviços de Saúde, salas de estar, copa e refeitório. No primeiro andar (que vai ter elevador), salas de estar, casas de banho, seis quartos duplos com casa de banho, quatro camaratas para quatro pessoas cada em alojamento local.

Toda a Pousada vai ter apoio médico permanente e internamentos temporários.