Coimbra  20 de Novembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Beach Rugby leva 700 atletas a Buarcos

28 de Junho 2018

A 9.ª edição do Figueira Beach Rugby vai animar a praia de Buarcos nos próximos sábado (dia 30) e domingo (01 de Junho) com 700 atletas de 42 equipas (30 masculinas e 12 femininas), 22 das quais estrangeiras.

O torneio tem em disputa um ‘prize money’ de 2 500 euros e o título de campeã de um dos eventos fundadores da Associação Europeia de Beach Rugby, que organiza o Circuito Europeu da modalidade.

O presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, sublinhou, na conferência de Imprensa de apresentação do evento, o sucesso crescente da estratégia de afirmar a Figueira da Foz como destino de desportos de praia.

“Chegámos a um ponto em que a oferta de eventos já não cabe no calendário habitual, pelo que está na altura de optimizar as nossas infraestruturas, as que já temos e as que estão inseridas nas obras de requalificação de espaços públicos em curso, e alargar ao resto do ano estes eventos”, afirmou.

“Envolver os atletas, as federações, as associações, os parceiros e os patrocinadores, é esse o caminho que temos vindo a trilhar e no qual acreditamos”, declarou João Ataíde, acrescentando que “com estes eventos se afirma a Figueira da Foz como destino e como marca, com toda a naturalidade: porque existe, é bonita, animada, tem boas condições e faz bom acolhimento a quem a visita”.

Pedro Machado, presidente da Região de Turismo do Centro, considera que “cada evento realizado com regularidade, e sobretudo aqueles que duram dois dias ou mais e que envolvem mercados emissores relevantes, como Espanha e França, Alemanha e Itália, são importantes para reforçar o posicionamento da Figueira da Foz e da região, que não é só praia, gastronomia, S. João, Carnaval ou surf”…

“A Figueira da Foz já demonstrou que tem condições para a captação e realização de grandes eventos e de congressos e outras acções, como a integração na Euro Velo, que alavancam o turismo cativo, o turismo cultural e outros produtos”, concluiu.

Segundo o coordenador do projecto Figueira Beach Sports City, Rui Loureiro, este ano “decidiram parar de crescer em número, até porque o número de atletas, famílias e acompanhantes já colocava dificuldades no alojamento hoteleiro, que tem estado em bons níveis na Figueira da Foz.

“A aposta agora é na qualidade e por isso temos algumas das melhores equipas de Beach Ruby da Europa” disse, destacando, ainda, “o impacto económico e de projecção do nome da Figueira da Foz deste torneio”.

O retorno mediático do evento foi, em 2016, avaliado pela empresa Cision e cifrou-se em 158 000 euros, enquanto o retorno económico, atendendo a que muitas equipas vêm com antecedência e prolongam a estada após a competição, foi estimado em 400 000 euros.

“Este ano reforçamos a aposta na competição juvenil, a International Youth Cub Sub 10, 12, 14 e Sub 16, porque são faixas etárias em que os atletas vêm acompanhados das famílias e esse é um público que nos interessa cativar”, concluiu Rui Loureiro.

Para além da competição, sempre enérgica e renhida, a 9.ª edição do Figueira Beach Rugby volta a contar com diversos momentos de convívio e interacção social.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com