Coimbra  20 de Outubro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FCTUC comemora 245 anos

12 de Outubro 2017

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) celebra, hoje, os seus 245 anos.

O “Dia da FCTUC” irá decorrer no edifício central da Faculdade, no polo II da Universidade, a partir das 14h00.

A cerimónia irá contar com as intervenções do reitor, João Gabriel Silva, do director da FCTUC, Luís Neves, e do presidente da Assembleia da Faculdade, José António Paixão.

Pelas 14h45 terá início a palestra “Electricidade Renovável em Portugal”, com António Sá Costa, engenheiro na Associação Portuguesa De Energias Renováveis (APREN).

Às 15h15, a FCTUC atribui menções honrosas a docentes, investigadores, estudantes e funcionários, seguindo-se um momento musical “Na Rota dos Artistas Cientistas”, com Filipa Lã, soprano; João Barros, baixo-barítono; José Miguel Urbano, flautista; e Svetlana Filatava, piano.

Pelas 16h30, João Fernandes, do Observatório Geofísico e Astronómico, mostrará “um olhar para a Terra e outro para o Espaço”; ao qual se segue, meia hora mais tarde, o projecto “Há Baixa”, d´O Colectivo Há Baixa, com Carlos Brito, Francisco Almeida e João Peralta, do Departamento de Arquitectura.

João Queirós, do Departamento de Ciências da Vida, prossegue a sessão com “Como, o Quê e Porquê” sobre a investigação na Antártida.

Às 17h30 “Safe &Collaborative robotic manipulators” é a palestra que se segue, com Mohammad Safeea, do Departamento de Engenharia Mecânica.

A terminar, o investigador premiado do Departamento de Engenharia Civil, Francisco Duarte, apresentará o seu projecto “PAVNEXT: Pavement energy harvesting system”.