Coimbra  29 de Junho de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Expofacic confirma cancelamento dos The Cranberries e anuncia os UB40

19 de Junho 2017

Os The Cranberries, principais cabeças de cartaz da 27.ª edição da Expofacic, em Cantanhede, cancelaram o espectáculo no certame devido a problemas de saúde da vocalista, Dolores O´Riordan.

A informação, publicada na página oficial do Facebook da banda irlandesa, no sábado (17), foi agora confirmada pela organização da Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede.

A banda estava prevista para o dia 03 de Agosto e será substituída pelos UB40 com Ali Campbell, Astro, Mickey Virtue, prometendo trazer à cidade de Cantanhede os sons do reggae e os ‘hits’ dos anos 80 e 90.

No comunicado oficial da banda, os The Cranberries explicam que Dolores O’Ryan tem tido problemas de coluna que lhe provocam muitas dores, e que, por conselho médico, não poderá actuar até Setembro, obrigando o grupo a cancelar todos os espectáculos que tinham previstos para este Verão. O grupo lamenta o sucedido, mas reconhece não ter outra alternativa senão o cancelamento.

“Face a este imprevisto, a Expofacic apresenta uma nova atracção para assumir o protagonismo do palco principal nessa noite: os UB40 feat. Ali Campbell vão trazer os sons do reggae e do pop e pôr o público de todas as idades a cantar as músicas que todos conhecem, como ‘Red Red Wine’, ‘Can’t Help Falling in Love’ e ‘I Got You Babe’, entre outras”, esclarece a organização do certame.

UB40 é uma banda britânica com influências do reggae e pop, formada em 1978, na cidade de Birmingham. O grupo surgiu numa fila de Seguro Social Britânica e extraiu o seu nome de um impresso do fundo de desemprego, designado por ”Unemployment Benefit 40” (Benefício de Desemprego).

A sua formação multirracial reflecte o meio de onde emergiram os seus membros: os irmãos Ali (voz e guitarra) e Robin Campbell (guitarra); Earl Falconer (baixo); Mickey Virtue (teclados); Brian Travers (saxofone); Jim Brown (bateria) e Norman Hassan (percussão).

O UB40 popularizou os ritmos jamaicanos junto da classe operária britânica, agregando um forte carácter político-social, conquistando a fama internacional nos anos 80 e 90, com 70 milhões de discos vendidos a nível mundial.

Após 30 anos como vocalista da banda britânica, Ali Campbell abandonou em 2009, assim como Mickey, e a banda prosseguiu com os restantes fundadores e novos membros.

Recentemente, Campbell, a mítica voz dos UB40, juntou-se a Mickey e Astro, para trazer de volta a magia do seu reggae inimitável e os ‘hits’ que todos tão bem conhecem.

O grupo lançou um novo álbum, “Silhouette”, em 2014, composto por novas canções a par de versões de clássicos dos Beatles, Bob Dylan, The Chi-Lites, entre outros, e um best of “Unplugged”, em 2016.

Somente com Ali Campbell, a lendária voz do UB40, o público pode experimentar o som da linha original do UB40.

A noite de 03 de Agosto terminará com os ritmos de dança do produtor musical e DJ britânico Naughtboy.