Coimbra  26 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório vence prémio internacional de ciência

11 de Junho 2018

O programa “Astronomia para Bebés”, do Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, foi distinguido com o prémio “Mariano Gago Ecsite 2018”, na categoria ‘Smart and Simple’, numa cerimónia que decorreu em Genebra, na Suíça.

O Centro conseguiu arrecadar o galardão devido ao seu programa de divulgação de ciência para bebés, dirigido a públicos entre os zero e os três anos de idade. A actividade “Astronomia para Bebés” decorre, mensalmente, sempre no último domingo do mês às 10h15, no ‘Hemispherium’ do Exploratório e “propõe às famílias com bebés sentir o cosmos em família”, revela o Centro.

O prémio foi recebido por Paulo Trincão, director do Exploratório, que revelou estar “muito satisfeito e orgulhoso”, por um prémio que considera ser “uma espécie de óscar da ciência”. “É o reconhecimento internacional de que o trabalho que estamos a realizar no Exploratório tem qualidade e inovação ao nível internacional, sendo por isso também um incentivo para que continuemos a apostar em novos programas para públicos diferenciados”, afirmou Paulo Trincão.

Segundo o responsável, o objectivo é “poder agora melhorar o produto e exporta-lo para outros centros e museus de ciência equipados com planetários”.

O programa “Astronomia para Bebés” é um filme de cerca de 20 minutos, sem narração, que aposta em estímulos visuais e auditivos para bebés.

“O vosso projecto fez o júri sorrir. É exactamente simples e inteligente ao fazer algo que aparentemente é óbvio, mas que ainda não tinha sido feito. Gostámos especialmente que se dirija a um público até agora negligenciado nas sessões de planetário, os bebés. Gostámos da simplicidade da ideia e da execução, é a prova de que as produções para planetários não precisam ser multimilionárias”, sublinhou o júri.

Prémio Exploratório