Coimbra  20 de Abril de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório e Centro Cirúrgico promovem encontros com especialistas

8 de Janeiro 2018

Paulo Trincão, director do Exploratório, e António Travassos, director do Centro Cirúrgico de Coimbra

 

“Conversar é o melhor remédio” é o tema do novo projecto do Exploratório – Centro de Ciência Viva, em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, que até final deste ano irá promover 12 “conversas informais” com médicos especialistas daquela unidade de saúde.

O objectivo destas sessões é desmistificar alguns conceitos relacionados com as várias especialidades ligadas à medicina, aproximando, assim, médicos e doentes ou população em geral.

“Conversar é importante para todos e, em alguns momentos e para algumas pessoas, ainda mais”, explicou António Travassos, director do Centro Cirúrgico de Coimbra, na apresentação oficial desta iniciativa.

O médico oftalmologista adiantou, ainda, que estas sessões poderão ajudar a uma melhor recuperação dos doentes que possam estar presentes quando o tema lhe interessar, além de ficarem “com uma melhor informação sobre a sua doença”.

Os especialistas convidados irão falar sobre diversas temáticas e numa linguagem mais acessível ao público, estando disponíveis para esclarecer dúvidas.

Segundo Paulo Trincão, director do Exploratório, esta é mais uma iniciativa das várias que a Direcção tem promovido dentro da sua linha estratégica de promoção do espaço.

“O objectivo é apresentar uma programação para toda a população, desmistificando a ideia de que o Exploratório é apenas para as crianças. É, para nós, muito importante, aparecer como força da cidade”, explicou o director.

O Exploratório pretende, assim, afirmar-se como “um lugar onde os profissionais de várias do conhecimento podem estar e atrair vários tipos de públicos”, até porque, como adiantou Paulo Trincão, “o Centro já começou a fidelizar públicos, através de várias conversas informais com especialistas seleccionados em diferentes áreas, onde nunca estiveram menos de 20 pessoas”.

As sessões da iniciativa “Conversar é o melhor remédio” – Médicos na Exposição decorrem sempre no terceiro sábado de cada mês, pelas 18h00, no Exploratório, e têm entrada livre e não carecem de inscrição.

A primeira acontece já no dia 20 de Janeiro, na “Exposição em forma com a Ciência”, no Exploratório, e terá como tema “Existe vida atrás dos olhos”, com a dinamização de António Travassos, oftalmologista.

 

Programa

 

 

17 Fevereiro

“O tamanho conta, pelo menos no salto dos sapatos!”

Gabriela Figo – Ortopedia

 

17 Março

“O cérebro e o poder”

Raimundo Fernandes – Neurocirurgia

 

14 Abril

“A ouvir é que a gente se entende”

Luísa Filipe Silva – Otorrino

 

19 Maio

“O coração da gente”

Carlos Andrade – Cardiologia

 

16 Junho

“Envelhecer faz bem?”

Margarida Silvestre – Ginecologia/Obstetrícia

 

21 Julho

“Insónias e riscos para a saúde”

Joana Serra – Psiquiatria

 

18 Agosto

“O que é dormir bem?”

José Moutinho – Medicina do sono

 

15 Setembro

“Faz exercício físico? Saiba como se preparar”

Paulo Queiroz – Medicina Desportiva

 

20 Outubro

“Como evitar lesões no desporto ou no ginásio?”

Pedro e Ana Inês – Ortopedia

 

17 Novembro

“Será que vou acordar da anestesia?”

Ana Bernardino – Anestesiologia

 

15 Dezembro

“Conversas de Homens (que as mulheres podem ouvir)”

Arnaldo Figueiredo – Urologia